Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
DAE - Departamento de Administração e Economia >
DAE - Trabalhos apresentados em eventos >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4502

Title: Os sentidos da violência na organização de saúde: uma análise construcionista da história de vida de uma profissional de enfermagem
???metadata.dc.creator???: Rosa, Alexandre R.
Mendonça, Sandra
Lourenço, Cléria Donizete da Silva
Keywords: Violência simbólica
Poder
História de vida
Issue Date: 29-Oct-2014
Citation: ROSA, A. R.; MENDONÇA, S.; LOURENÇO; C. D. da S. Os sentidos da violência na organização de saúde: uma análise construcionista da história de vida de uma profissional de enfermagem. In: ENCONTRO DE ESTUDOS ORGANIZACIONAIS, 4., 2006, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: Anpad, 2006.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho teve por objetivo desvendar o sentido atribuído por uma enfermeira em torno da violência a que foi submetida ao longo da sua trajetória profissional em uma organização de saúde. Para tanto, sistematizou-se uma abordagem teórico-metodológica que, além de incorporar os fundamentos do construcionismo social, abrigou algumas reflexões acerca da violência e das relações de gênero no espaço organizacional. Na reconstrução da trajetória profissional empregou-se o método de pesquisa de História de vida e para a interpretação dos sentidos atribuídos pela entrevistada à violência aportou-se da análise de conteúdo. As análises evidenciaram que, ao longo da sua trajetória profissional, a enfermeira experimentou múltiplas formas de violência que se objetivaram por meio da humilhação, disputas relacionados ao poder e pressão psicológica. As enunciações da vítima, além de expressarem o sentido da violência sofrida, evidenciam que ainda persiste a histórica assimetria entre as profissões de médico e de enfermeira nas organizações de saúde. Acredita-se que, apesar dos limites do método autobiográfico, este trabalho, além de servir de referência para reflexão e construção de relações mais humanizadas nas organizações de saúde, estimule a produção de outros trabalhos acadêmicos envolvendo o problema da violência no contexto organizacional.
???metadata.dc.description.uri???: http://www.anpad.org.br/diversos/trabalhos/EnEO/eneo_2006/2006_ENEO289.pdf
???metadata.dc.language???: pt_BR
Appears in Collections:DAE - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:

There are no files associated with this item.

This item is licensed under a Creative Commons License
Creative Commons

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.


View Statistics

 


DSpace Software Copyright © 2002-2010  Duraspace - Feedback