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Título: A reconciliação entre o econômico e o social: um desafio para o ensino de administração
Autor(es): Lourenço, Cléria Donizete da Silva
Tonelli, Dany F.
Mafra, Flávia L. N.
Assunto: Ensino de administração
Conteúdo da formação
Dimensão social
Data de publicação: 29-Out-2014
Referência: LOURENÇO, C. D. da S.; TONELLI, D. F.; MAFRA, F. L. N. A reconciliação entre o econômico e o social: um desafio para o ensino de administração.In: ENCONTRO DE ENSINO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE, 2., 2009, Curitiba. Anais... Curitiba: Anpad, 2009.
Resumo: Depois de quase meio século da criação do curso de graduação em administração no Brasil, este ainda tem sido alvo de críticas no que se refere à sua eficácia. Mesmo sofrendo algumas mudanças ao longo destes anos, muitos dos atores envolvidos no processo de formar administradores ainda parecem insatisfeitos com os resultados alcançados pelos cursos de graduação. O atual contexto apresenta-se mais do que oportuno para que as concepções sobre a prática docente sejam repensadas. O objetivo principal deste ensaio teórico é provocar reflexão e debate sobre o ensino de administração. Sem pretensão de trazer respostas definitivas e inspirando-se na experiência de ensino de graduação dos autores, procurou-se apresentar questões pertinentes à prática docente com o intuito prosseguir com um debate necessário. Apresentou-se, inicialmente, a trajetória do ensino superior de administração e o conteúdo da formação em administração discutindo alguns problemas enfrentados. Como contribuição, foram propostos dois aspectos a fim de repensar a formação de administradores: (i) a adoção de uma atitude crítica e reflexiva por parte dos administradores e (ii) a consideração, além da dimensão econômica, da dimensão humana e social nas organizações. Ao final da reflexão, discutiram-se as conseqüências destes aspectos para a formação de administradores e alguns caminhos que possibilitem uma formação mais apropriada para lidar com as complexidades da atualidade.
???metadata.dc.description.uri???: http://www.anpad.org.br/diversos/trabalhos/EnEPQ/enepq_2009/ENEPQ211.pdf
Idioma: pt_BR
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