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Título: Educação para as sexualidades: as (im)possibilidades para sua implantação em uma escola pública da cidade de Lavras, Minas Gerais
Título Alternativo: Education for sexualities: as (im) possibilities for their implementation in a public school city of Minas Lavras
Autor(es): Nunes, Alex Ribeiro
Orientador: Ribeiro, Cláudia Maria
Membro da banca: Ribeiro, Paula Regina Costa
Barbosa, Vanderlei
Área de concentração: Gênero e Diversidades na Escola
Assunto: Educação
Sexualidade
(Im)possibilidade
Problematização
Reinvenção
Education
Sexuality
(Im)possibility
Problematisation
Reinvention
Data de Defesa: 30-Jul-2014
Data de publicação: 30-Out-2014
Referência: NUNES, A. R. Educação para as sexualidades: as (im)possibilidades para sua implantação em uma escola pública da cidade de Lavras, Minas Gerais. 2014. 154 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2014.
Resumo: Este trabalho teve como proposta analisar e discutir as (im)possibilidades de implantação das temáticas das sexualidades em uma escola pública da cidade de Lavras, Minas Gerais. A problemática que culminou na realização deste estudo, partiu da seguinte questão: quais são as (im)possibilidades de implantação de um projeto sobre “Educação para as sexualidades (EPS)” em uma escola pública da cidade de Lavras, Minas Gerais? Na tentativa de responder a esse questionamento, elaborou-se os objetivos específicos, propondo um curso de extensão intitulado “Educação para as sexualidades” à equipe da escola, com vistas a problematizar situações vivenciadas pelas/os cursistas em seu cotidiano e na realização do trabalho sobre esta temática e, ainda, fazer uma análise dos registros elaborados pela equipe que integrou o curso. O curso de extensão aconteceu por meio de quatro eixos temáticos sobre sexualidades, nos quais as/os envolvidas/os tiveram a oportunidade de discutirem e problematizarem suas situações vividas na escola. Cada encontro teve a duração de duas horas, intercorrendo durante quatro meses, sendo uma vez por mês. Diante dos objetivos explicitados anteriormente, utilizou-se a metodologia do Estudo de Caso, em que o “Diário de Bordo” foi utilizado como principal instrumento de registro que constituiu o material empírico na pesquisa qualitativa. O diário de bordo veio como mecanismo fundamental para que as pessoas envolvidas no curso de extensão, inclusive o pesquisador, registrassem suas percepções, opiniões, atitudes, ações e outros aspectos a partir das trocas e conhecimentos adquiridos no curso, apontando o andamento, a fluidez e a (des)continuidade deste processo em sua escola. O material empírico foi articulado com as teorizações pós-estruturalistas e os estudos Foucaultianos, com vistas a problematizar as (im)possibilidades acerca da implementação das temáticas das sexualidades na escola. Por fim, afirmo que os/as cursistas participantes da pesquisa buscam mais discussões e trocas sobre estes temas e é necessário que o conhecimento construído na Universidade, continue adentrando esse espaço, para ampliar as possibilidades de discussões e reinvenções, na perspectiva da via de mão dupla, ou seja, escola da Educação Básica e Universidade (com)partilhando saberes.
The present work aimed to analyze and discuss the (im)possibilities of implementation of the theme about the sexualities in a public school in the city of Lavras, Minas Gerais. The problem that culminated in this study accomplishment came from the following question: what are the (im)possibilities of implementing a project about "Education to the Sexualities (ETS) "in a public school in the city of Lavras, Minas Gerais? In an attempt to answer this question, specific objectives were elaborated, proposing an extension course entitled "Education to the sexualities" to school staff, in order to problematize situations experienced by the course participants in their daily lives and in the accomplishment of the work about this theme, and also to do an analysis of the records produced by the team that integrated the course. The extension course happened through four themes about sexualities, where those who were involved had the opportunity to discuss and problematize their situations experienced in school. Each meeting lasted two hours, during four months, once a month. Based on the objectives previously explained, it was used the methodology of the “Case Study”, where the "Logbook" was used as the main instrument of record that constituted the empirical material in the qualitative research. The logbook came as an essential mechanism so people who were involved in the extension course, including the researcher, recorded their perceptions, opinions, attitudes, actions and other aspects based on the exchange and knowledge acquired in the course, indicating the progress, the fluidity and (dis) continuity of this process in their school. The empirical material was articulated with the Poststructuralist theories and Foucauldian studies, aiming to problematize the (im)possibilities of the implementation of the theme about the sexualities in school. Finally, I affirm that the course participants of the research seek more discussions and exchanges about these themes and it is necessary that the knowledge constructed at the University, continue entering that space, to expand the possibilities for discussions and reinventions, from the perspective of two-way street, ie, school of Basic Education and University (with)knowledge sharing.
Informações adicionais: Dissertação apresentada à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação, área de concentração em Gênero e diversidades na Escola, para a obtenção do título de Mestre.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4510
Publicador: UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções: DED - Educação - Mestrado Profissional (Dissertações)

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