Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
DEG - Departamento de Engenharia >
DEG - Programa de Pós-graduação Lato sensu >
DEG - Formas Alternativas de Energia – Especialização (TCC) >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4521

Título: Variação interanual dos ventos do Nordeste
Autor(es): Dias, Eduardo Victor
Orientador: Alvarenga, Carlos Alberto
Membro da banca: Tavares, Gilmar
Mendes dos Santos, Luciano
Área de concentração: Formas Alternativas de Energia
Assunto: Variabilidade interanual
Produção eólica
Análise de incertezas
Data de Defesa: 17-Abr-2013
Data de publicação: 30-Out-2014
Referência: DIAS, E.V. Variação interanual dos ventos do Nordeste. 2013. 40p. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Formas Alternativas de Energia)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2013.
Resumo: A qualidade de vida de uma sociedade está intrinsecamente ligada ao seu consumo de energia. Neste contexto, as fontes renováveis de energia são apresentadas como alternativa para o suprimento de eletricidade de forma sustentável e com baixo impacto ambiental. Ultimamente, têm crescido de forma acelerada a participação da energia eólica na matriz energética brasileira. Esta fonte responde hoje com 1888MW instalados, relativos então a 1,5% de toda a energia produzida pelo país. O que é pouco, porém tem para os próximos três anos em torno de 6500MW em projetos contratados devem entrar em operação. Por ser uma indústria nova, muitos aspectos relativos à energia eólica dependem de capital e tecnologia estrangeiras, seja na forma de equipamentos, mãode- obra ou metodologias. Uma grande incerteza acerca da produção eólica é seu comportamento ao longo do tempo, visto que o vento tem uma natureza variável. Nos estudos de produção eólica, em geral, adotase a premissa que o vento brasileiro tem um comportamento semelhante com o vento europeu, em termos de variabilidade interanual. Os resultados obtidos, consolidados através dos dados coletados e analisados de 6 (seis) estações do litoral do Nordeste mostram que a variação interanual dos ventos nordestinos é bastante semelhante a variação europeia, atingindo o valor de variação típica na velocidade média anual do vento de 6%. O resultado da pesquisa ajuda então a confirmar o que era até o momento uma premissa, quantificando a variação típica na velocidade média do vento para a realidade nordestina.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão apresentado ao Departamento de Engenharia da Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Fontes Alternativas de Energia, para a obtenção do título de especialista em Formas Alternativas de Energia.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4521
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções: DEG - Formas Alternativas de Energia – Especialização (TCC)

Arquivos neste Item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
TCC_Variação interanual dos ventos do Nordeste1,48 MBAdobe PDFVer/abrir

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.


Mostrar estatísticas

 


DSpace Software Copyright © 2002-2007 MIT and Hewlett-Packard - Feedback