Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
DEG - Departamento de Engenharia >
DEG - Programa de Pós-graduação Lato sensu >
DEG - Formas Alternativas de Energia – Especialização (TCC) >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4526

Título: SUSTENTABILIDADE ENERGÉTICA INDUSTRIAL
Autor(es): MACIEL, MARCELA ALVARES
Orientador: Alvarenga, Carlos Alberto
Membro da banca: Tavares, Gilmar
Teixeira, Vítor Hugo
Área de concentração: Formas Alternativas de Energia
Assunto: Sustentabilidade
Energia
Indústria
Indicadores
Data de Defesa: 11-Abr-2008
Data de publicação: 30-Out-2014
Referência: MACIEL, M.A. Sustentabilidade energética industrial. 2008. 105p. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Formas Alternativas de Energia) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2008.
Resumo: O setor industrial é um dos grandes consumidores de energia, sendo que os segmentos de alumínio, cimento, papel e celulose, petroquímica e siderurgia merecem acompanhamento e tratamento específico, já que respondem por quase metade de toda a demanda industrial por energia elétrica. Na última década, a incorporação das preocupações energéticas ao discurso ambiental em resposta às metas estabelecidas no Protocolo de Quioto justifica o estudo da sustentabilidade energética industrial. Para tanto, utiliza-se de indicadores derivados de bases existentes, em conformidade com as estratégias nacionais do Comitê Interministerial de Mudanças Climáticas. Assim, constituem ações em direção a sustentabilidade energética industrial: reduzir a utilização de combustíveis fósseis, diminuir a emissão de substâncias poluentes, adotar políticas de conservação de energia e de recursos, substituir recursos não renováveis por renováveis e aumentar a eficiência em relação aos recursos utilizados, incluindo-se autogeração de energia. O diagnóstico da sustentabilidade energética industrial é realizado através de estudos de caso de empresas de grande representatividade nos setores industriais estudados: Alcoa, Holcim, Aracruz Celulose, Suzano Petroquímica e Arcelor Mittal. Apesar da existência de diversas iniciativas dessas empresas em direção a sistemas de energia sustentáveis, os resultados sugerem que a sustentatibilidade energética industrial ainda é um grande desafio, principalmente em termos de energias renováveis e eficiência energética.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão apresentado ao Departamento de Engenharia da Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Fontes Alternativas de Energia, para a obtenção do título de especialista em Formas Alternativas de Energia.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4526
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções: DEG - Formas Alternativas de Energia – Especialização (TCC)

Arquivos neste Item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
Maciel (2008).pdf4,06 MBAdobe PDFVer/abrir

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.


Mostrar estatísticas

 


DSpace Software Copyright © 2002-2007 MIT and Hewlett-Packard - Feedback