Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4528
metadata.teses.dc.title: Estudo de caso na E.M.E.F. Jarbas G. Passarinho em Itupiranga-PA, das correlações entre o consumo de energia elétrica e a educação ambiental
metadata.teses.dc.creator: Carraro, Fábia Gabriela Pflugrath
metadata.teses.dc.contributor.advisor1: Tavares, Gilmar
metadata.teses.dc.contributor.referee1: Teixeira, Vítor Hugo
Santos, Luciano Mendes dos
metadata.teses.dc.description.concentration: Formas Alternativas de Energia
metadata.teses.dc.subject: Energia
Meio ambiente
Educação ambiental
Escola
metadata.teses.dc.date.issued: 30-Oct-2014
metadata.teses.dc.identifier.citation: CARRARO, F. G. P. Estudo de caso na E.M.E.F. Jarbas G. Passarinho em Itupiranga-PA, das correlações entre o consumo de energia elétrica e a educação ambiental. 2013. 28 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Formas Alternativas de Energia)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2013.
metadata.teses.dc.description.resumo: Ampliar o conhecimento, desenvolver ações com os alunos do Ensino Fundamental da Escola Jarbas Gonçalves Passarinho – Itupiranga-PA, e destacar a evolução da mudança de hábitos e atitudes com relação ao consumo de energia elétrica que causam impacto ao meio ambiente. O presente estudo foi desenvolvido na Escola Municipal de ensino Fundamental Jarbas Gonçalves Passarinho, durante o período de outubro de 2011 a outubro de 2012, nas turmas de ensino fundamental do 9° ano. A Turma 801 do Ensino fundamental é formada por 40 alunos, desses 23 do sexo feminino e 17 masculino, com idades entre 14 e 16 anos. Os dados foram obtidos através de trabalhos educativos desenvolvidos de acordo com o projeto desenvolvido na escola, como o recolhimento mensal de cada conta de energia elétrica, educação ambiental na sala de aula. Foram desenvolvidas ações educativas nas quais se testou, através de um questionário, o conhecimento inicial e final dos alunos. Atividades realizadas como pesquisas, maquetes, folders, banners, dramatizações e o estudo da conta de luz levaram a um aprendizado significativo. Contudo, a Educação Ambiental trabalhada na escola, fez de simples alunos, agentes multiplicadores de informação na comunidade próxima a escola. E através dela a sociedade transformou-se e agora ela contribui ativamente para a preservação dos recursos ambientais.
metadata.teses.dc.description: Trabalho de Conclusão apresentado ao Departamento de Engenharia da Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Fontes Alternativas de Energia, para a obtenção do título de especialista em Formas Alternativas de Energia.
metadata.teses.dc.identifier.uri: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4528
metadata.teses.dc.language: pt_BR
Appears in Collections:DEG - Formas Alternativas de Energia – Especialização (TCC)



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools