Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
DEG - Departamento de Engenharia >
DEG - Programa de Pós-graduação Lato sensu >
DEG - Formas Alternativas de Energia – Especialização (TCC) >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4532

Título: SISTEMA UNIGEA (UNIDADE GERADORA DE ENERGIA E ALIMENTOS)
Autor(es): FERRAZ, CARLOS ALBERTO DOS REIS
Orientador: Tavares, Gilmar
Membro da banca: Teixeira, Vítor Hugo
Mendes dos Santos, Luciano
Área de concentração: Formas Alternativas de Energia
Assunto: Energia
Alimentos
Microdestilaria
Álcool.
Data de Defesa: 11-Abr-2013
Data de publicação: 30-Out-2014
Referência: FERRAZ, C.A.R. Sistema UNIGEA (unidade geradora de energia e alimentos). 2013. 53p. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Formas Alternativas de Energia) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2013.
Resumo: Gerar energia e alimentos considerando não somente o aspecto econômico, mas também o social e o ambiental é um desafio à sobrevivência do homem no planeta. A biomassa talvez seja o único recurso que atende a essas necessidades. Poucos países tem condições de vencer tal desafio e o Brasil o tem. A espinha dorsal deste trabalho está na construção de uma microdestilaria de álcool combustível, mas também gerando vários subprodutos ao longo de seu processo como alimento para o gado, adubo orgânico, biofertilizante, energia elétrica e outros, que ao final do processo percebe-se que o álcool combustível é apenas um resíduo. Consiste de equipamentos robustos e de fácil operação, em sua maioria conhecidos na área rural. O sistema pode ser implantado em qualquer local que se possa plantar cana-de-açúcar, e atende ao produtor individual ou cooperativa. O produtor além de agros também produz energia, gera emprego e renda em sua propriedade integrando-se ao sistema, pois passa a dominar ele próprio, todo o processo com confiança e perspectiva no trabalho. E assim o nosso pequeno produtor rural, responsável por grande parte dos alimentos que chegam à nossa mesa, também passam a participar do mais lucrativo negócio da agroindústria do país, o álcool combustível de cana-de-açúcar.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão apresentado ao Departamento de Engenharia da Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Fontes Alternativas de Energia, para a obtenção do título de especialista em Formas Alternativas de Energia.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4532
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções: DEG - Formas Alternativas de Energia – Especialização (TCC)

Arquivos neste Item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
CARLOS ALBERTO DOS REIS FERRAZ.pdf1,82 MBAdobe PDFVer/abrir

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.


Mostrar estatísticas

 


DSpace Software Copyright © 2002-2007 MIT and Hewlett-Packard - Feedback