Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
DEG - Departamento de Engenharia >
DEG - Programa de Pós-graduação Lato sensu >
DEG - Formas Alternativas de Energia – Especialização (TCC) >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4544

Título: Controle de processos aplicado a sistemas de produção de hidrogênio e células a combustível
Autor(es): Silva, Cláudio Homero Ferreira da
Orientador: Franco, Egberto Gomes
Membro da banca: Tavares, Gilmar
Teixeira, Vítor Hugo
Área de concentração: Formas Alternativas de Energia
Assunto: Células a combustível
Controle preditivo
Geração de energia elétrica
Data de Defesa: 12-Ago-2010
Data de publicação: 30-Out-2014
Referência: SILVA, C. H. F. da. Controle de processos aplicado a sistemas de produção de hidrogênio e células a combustível. 2010. 66 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Formas Alternativas de Energia)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2010.
Resumo: As células a combustível são equipamentos de conversão eletroquímica de energia e usam basicamente gases ricos ou puros em hidrogênio para gerar calor e energia elétrica. Apesar dos princípios de funcionamento terem sido descobertos há mais de um século, ainda existem diversos gargalos tecnológicos que distanciam as células a combustível da realidade comercial. Esses equipamentos encontram-se no centro da economia do hidrogênio, onde todas as fontes de energia seriam direcionadas para a produção deste gás e uso nestes equipamentos. Tal realidade possui diversos benefícios, principalmente no quesito ambiental e na flexibilidade de fonte energética. Tanto a tecnologia de produção de hidrogênio, como por exemplo, em reformadores, quanto o uso nas células a combustível requerem sistemas de controle eficientes para lidar com a complexidade das transformações da energia química para a energia elétrica. Neste contexto, os controladores predititivos têm se mostrado de grande aplicabilidade e desempenho em controle de processos industriais. Este trabalho trata da aplicação da técnica de controle preditivo ao modelo de um reformador e ao modelo de uma célula a combustível. Os resultados mostram o desempenho do controle, apresentando respostas adequadas e compatíveis. A atuação deste sistema de controle pode contribuir para a confiabilidade e desempenho dos sistemas de produção de hidrogênio e células a combustível, tornando a realidade comercial destes equipamentos mais próxima da atual sociedade.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão apresentado ao Departamento de Engenharia da Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Fontes Alternativas de Energia, para a obtenção do título de especialista em Formas Alternativas de Energia.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4544
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções: DEG - Formas Alternativas de Energia – Especialização (TCC)

Arquivos neste Item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
TCC_Controle de processos aplicado a sistemas de produção de hidrogênio e células a combustível439,07 kBAdobe PDFVer/abrir

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.


Mostrar estatísticas

 


DSpace Software Copyright © 2002-2007 MIT and Hewlett-Packard - Feedback