Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
DEG - Departamento de Engenharia >
DEG - Programa de Pós-graduação Lato sensu >
DEG - Formas Alternativas de Energia – Especialização (TCC) >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4550

Título: Geração de biogás a partir de esterco caprino
Autor(es): Menezes, Humberto Soares
Orientador: Vitor Hugo, Texeira
Membro da banca: Tavares, Gilmar
Santos, Luciano Mendes dos
Área de concentração: Formas Alternativas de Energia
Assunto: Biogás
Biofertilizante
Biodigestor
Data de Defesa: 7-Jul-2008
Data de publicação: 30-Out-2014
Referência: MENEZES, H. S. Geração de biogás a partir de esterco caprino. 2008. 25 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Formas Alternativas de Energia)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2008.
Resumo: O mundo todo necessita cada vez mais de energia. No entanto, o atual modelo energético baseado na energia fóssil não renovável encontra-se ultrapassado. É urgente a descoberta de novas formas de energia limpa e renovável de forma a diminuir a dependência do petróleo e, com isso, amenizar a poluição causada pelo seu uso. No Brasil, com a retomada do crescimento econômico, a necessidade de energia assumiu contornos dramáticos. Portanto, todos os meios que se possam utilizar para diminuir o uso das fontes energéticas convencionais serão bem-vindos. O Nordeste do Brasil concentra quase a totalidade do rebanho nacional de caprinos, o que gera uma enorme quantidade de esterco, ao qual é dado pouco ou nenhum valor comercial. Na maior parte das propriedades rurais, esta biomassa é manejada de forma errada, amontoada ao ar livre, na proximidade de apriscos e residências, sendo, portanto, fonte de doenças para pessoas e animais. A construção de biodigestores no meio rural para aproveitamento desta matéria orgânica é uma boa opção para a exclusão energética no campo; pois, ao invés de poluir o meio ambiente, seria uma fonte energética e de biofertilizante para ser utilizado em hortas, pomares, capineiras e campos das mais diversas culturas, com isso melhorar a da produtividade agrícola. O presente trabalho visa à elaboração de um projeto de biodigestor modelo indiano em alvenaria, com capacidade para produzir 11,95 m³ de biogás por dia. A matéria orgânica utilizada será o esterco de 400 caprinos confinados à noite no aprisco, com a coleta sendo feita todos os dias pela manhã. O biogás gerado será utilizado para fazer funcionar quatro lampiões durante cinco horas por dia, uma geladeira de duzentos e quarenta litros funcionando vinte e quatro horas por dia, um fogão para quatro pessoas e um motor de cinco HP funcionando três horas por dia. Com a queima do gás metano, o trabalhador rural alcançaria sua independência energética, ao tempo em que teria enormes ganhos ambientais e econômicos, com a geração de uma energia limpa, alternativa e renovável.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão apresentado ao Departamento de Engenharia da Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Fontes Alternativas de Energia, para a obtenção do título de especialista em Formas Alternativas de Energia.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4550
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções: DEG - Formas Alternativas de Energia – Especialização (TCC)

Arquivos neste Item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
TCC_Geração de biogás a partir de esterco caprino242,75 kBAdobe PDFVer/abrir

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.


Mostrar estatísticas

 


DSpace Software Copyright © 2002-2007 MIT and Hewlett-Packard - Feedback