Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
DEG - Departamento de Engenharia >
DEG - Programa de Pós-graduação Lato sensu >
DEG - Formas Alternativas de Energia – Especialização (TCC) >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4555

Título: Solução alternativa para bombeamento de água e automação de sistemas de irrigação
Autor(es): Grah, Vanessa de Fátima
Orientador: Lima, Luíz Antônio
Membro da banca: Tavares, Gilmar
Teixeira, Vítor Hugo
Área de concentração: Formas Alternativas de Energia
Assunto: Baixo custo
Inovação tecnológica
Roda d’água
Data de Defesa: 13-Abr-2013
Data de publicação: 30-Out-2014
Referência: GRAH, V.F. Solução alternativa para bombeamento de água e automação de sistemas de irrigação. 2013. 43p. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Formas Alternativas de Energia)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2013.
Resumo: O uso econômico da água garantirá que políticas e práticas de irrigação sejam sustentáveis, para que no futuro um terço da alimentação mundial possa continuar a vir de 15% da superfície terrestre do planeta. Em algumas regiões do Brasil, existem inúmeras propriedades rurais que não possuem o fornecimento público de energia elétrica. Nesses locais, para que a agricultura irrigada moderna e automatizada possa ser introduzida é necessária a utilização de bombas e equipamentos que dispensam o emprego de energia elétrica. Diante deste cenário, idealizou-se um bombeamento da água de irrigação por um sistema de roda hidráulica, associado à automação da irrigação por gotejamento a partir, apenas, de energia hidráulico-mecânica. Para isso utilizou-se o mesmo princípio do sistema de acionamento automático para aspersão em malha, desenvolvido por Grah (2011) 1. O objetivo do presente trabalho foi demonstrar a viabilidade técnica de uma alternativa para o bombeamento de água para uma irrigação automatizada sem uso de energia elétrica. O equipamento de automação desenvolvido para aspersão em malha, também pode ser utilizado para sequenciar parcelas de irrigação localizada. Os resultados revelaram que o sequenciador automático é uma alternativa técnica viável, que pode ser aplicada em propriedades de pequeno e médio porte que não possuem disponibilidade de energia elétrica.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão apresentado ao Departamento de Engenharia da Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Fontes Alternativas de Energia, para a obtenção do título de especialista em Formas Alternativas de Energia.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4555
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções: DEG - Formas Alternativas de Energia – Especialização (TCC)

Arquivos neste Item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
TCC_Solução alternativa para bombeamento de água e automação de sistemas de irrigação922,41 kBAdobe PDFVer/abrir

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.


Mostrar estatísticas

 


DSpace Software Copyright © 2002-2007 MIT and Hewlett-Packard - Feedback