Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4558
metadata.teses.dc.title: Estudo para melhorias em sistema de aquecimento central de água em um edifício residencial na localidade de Brasília – DF
metadata.teses.dc.creator: Araújo, Tarsus Magnus Guerreiro de
metadata.teses.dc.contributor.advisor1: Alvarenga, Carlos Alberto
metadata.teses.dc.contributor.referee1: Tavares, Gilmar
Teixeira, Vítor Hugo
metadata.teses.dc.subject: Aquecimento
Solar
Gás natural
Hibrido
metadata.teses.dc.date.issued: 30-Oct-2014
metadata.teses.dc.identifier.citation: ARAUJO, T. M. G. de. Estudo para melhorias em sistema de aquecimento central de água em um edifício residencial na localidade de Brasília – DF. 2011. 61 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Formas Alternativas de Energia)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2011.
metadata.teses.dc.description.resumo: O presente trabalho visa propor soluções para melhorias em um sistema preexistente de aquecimento central de água equipado com uma unidade geradora de água quente, alimentada por Gás Natural Liquefeito (GNL) em uma edificação de uso habitacional coletivo de alto padrão, na localidade de Brasília, Distrito Federal. A proposta de reformulação do atual sistema tem fulcro na necessidade de se tentar mitigar ao máximo os efeitos provocados pelo uso de fontes de energia não renováveis. Embora a proposta inicial para aquecimento de água tenha se norteado pelo viés da não utilização de energia elétrica para tal fim, o que por si só já aponta no sentido da sustentabilidade ambiental, a escolha do sistema vem esbarrar em preceitos atuais que preconizam a se evitar o consumo de combustíveis fósseis buscando alternativas viáveis como a energia solar para o atendimento das demandas que se apresentarem, propondo inclusive a total substituição da solução adotada e nos casos onde não for possível, a adaptação a sistemas híbridos, ou seja, onde são utilizados mais de um sistema de geração de energia. No presente estudo nos ateremos apenas à proposta de utilização de um sistema de energia solar, devidamente dimensionado, utilizando além das normas brasileiras o apoio do aplicativo RETScren, de propriedade do Governo Canadense e o SunData, disponibilizado pelo CRESESB. O sistema proposto passará a trabalhar em conjunto com o atualmente implantado sem provocar grandes alterações estruturais ou operacionais. Espera-se que a alternativa proposta venha trazer benefícios para a edificação, não só sob o contexto de economicidade, mas também no que concerne a melhor eficácia e consequente conforto térmico, dado as respostas mais rápidas que podem ser exigidas com as novas implementações. O presente trabalho tenta mostrar a compromisso social da engenharia na busca de soluções que não só venham a diminuir os custos diretos da construção, mas que também proporcionem o devido conforto ao usuário de uma edificação sem contudo esquecer do possível impacto causado ao meio ambiente pela tomada de decisão por um dado sistema.
metadata.teses.dc.description: Trabalho de Conclusão apresentado ao Departamento de Engenharia da Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Fontes Alternativas de Energia, para a obtenção do título de especialista em Formas Alternativas de Energia.
metadata.teses.dc.identifier.uri: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4558
metadata.teses.dc.language: pt_BR
Appears in Collections:DEG - Formas Alternativas de Energia – Especialização (TCC)



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools