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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarvalho, Emerson Machado de-
dc.creatorPereira, Nathaskia Silva-
dc.creatorAnsilago, Mônica-
dc.creatorCosta, Jaqueline Severino da-
dc.date.accessioned2021-01-12T17:22:29Z-
dc.date.available2021-01-12T17:22:29Z-
dc.date.issued2019-09-
dc.identifier.citationCARVALHO, E. M. de et al. Planejamento estratégico para implantação de programa de educação ambiental em uma área verde urbana. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 5, n. 9, p. 14701-14721, set. 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.brjd.com.br/index.php/BRJD/article/view/3149pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/45993-
dc.description.abstractThe presence of green areas located in urban centers has an important socio-environmental role. The maintenance and conservation of these areas are strategic for environmental sustainability and improvement of the quality of life in the urban environment. In this way, the objective of this study is to propose an Environmental Education program for the municipal park Antenor Martins (Dourados, MS) based on the survey of the positive and negative aspects of it. Data were collected using the SWOT method, which helps identify the main forces, opportunities, weaknesses and threats to park planning and management from the perspective of researchers, users and visitors. Through the survey it was also possible to punctuate the degree of importance of each item pointed out and propose strategic actions. The results indicated a balance in the score between strengths and weaknesses, making it a favorable framework for mitigating threats and optimizing opportunities. The main elements identified in the analysis were related to solid waste management, accessibility and protection of the park's natural and scenic resources. These elements were fundamental for the elaboration of an Environmental Education Program with a diversified agenda of activities, schedules and collaborators, coming together to mitigate identified weaknesses and threats and engagement of opportunities and strengths presented.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherBrazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdapt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.sourceBrazilian Journal of Developmentpt_BR
dc.subjectParques urbanospt_BR
dc.subjectPlanejamento ambientalpt_BR
dc.subjectGestão ambientalpt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectMétodo SWOTpt_BR
dc.subjectUrban parkspt_BR
dc.subjectEnvironmental planningpt_BR
dc.subjectEnvironmental managementpt_BR
dc.subjectPublic policiespt_BR
dc.subjectSWOT methodpt_BR
dc.titlePlanejamento estratégico para implantação de programa de educação ambiental em uma área verde urbanapt_BR
dc.title.alternativeThe use of swot method as strategic planning tool a green park urbanpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoA presença de áreas verdes localizadas em centros urbanos exerce um importante papel socioambiental. A manutenção e conservação dessas áreas são estratégicas para a sustentabilidade ambiental e melhoria da qualidade de vida no meio urbano. Desta forma, o objetivo para este estudo é propor um programa de Educação Ambiental para o parque municipal Antenor Martins (Dourados, MS) com base no levantamento dos aspectos positivos e negativos do mesmo. Para levantamento dos dados adotou-se o método SWOT, que ajuda a indicar as principais forças, oportunidades, fraquezas e ameaças ao planejamento e gestão do parque sob a perspectiva dos pesquisadores, freqüentadores e visitantes. Através do levantamento também foi possível pontuar o grau de importância de cada item apontado e propor ações estratégicas. Os resultados indicaram um equilíbrio na pontuação entre as forças e fraquezas, tornando-se um quadro favorável para diminuir as ameaças e otimizar as oportunidades. Os principais elementos identificados na análise estavam relacionados com gerenciamento de resíduos sólidos, acessibilidade e proteção dos recursos naturais e paisagísticos do parque. Estes elementos foram fundamentais para a elaboração de um Programa de Educação Ambiental com uma agenda diversificada de atividades, horários e colaboradores, vinda de encontro à mitigação das fraquezas e ameaças identificadas e engajamento das oportunidades e pontos fortes apresentados.pt_BR
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