Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46084
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPassos, Lívia Almeida-
dc.date.accessioned2021-01-29T17:43:52Z-
dc.date.available2021-01-29T17:43:52Z-
dc.date.issued2021-01-29-
dc.date.submitted2020-12-18-
dc.identifier.citationPASSOS, L. A. Casos de ensino: usos e possibilidades na formação de professores iniciantes. 2020. 127 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46084-
dc.description.abstractThis research aims, from the analysis of the literature, to investigate the contributions of teaching cases as an education strategy for beginning teachers. More specifically, it seeks to identify what the literature signals about teaching cases with beginning teachers; analyze how teaching cases can assist in the formation of beginning teachers; and develop a collection of teaching cases for use in training processes for beginning teachers. Among the authors who supported the research, the following stand out: André (2011); Canário (1998, 2003, 2005, 2007); Marcelo and Vaillant (2017); Merseth (1990, 1996); Mizukami (2000); Nono (2001, 2005); Nóvoa (2017); J.H Shulman (2002); L. Shulman (1986, 1992); Tardif (2011). To this end, a bibliographic search with a qualitative approach was carried out in the CAPES thesis and dissertations catalog, with the descriptor ―teaching cases‖ and resulted in a total of 94 researches from 2001 to 2019. After that, it was necessary to establish as a criterion of selection, the works that had the teaching cases with beginning teachers, to select the researches that would be analyzed in full. From the preliminary analysis, only three surveys met the descriptors and were analyzed in full. The results showed that teaching cases have great potential in the formation of beginning teachers, since they allow the teacher to reflect on their practices through reports from other professional colleagues or when he is the author of his case. It also showed that studies on teaching cases with beginning teachers are still incipient, notably related to processes from the perspective of teacher induction and that it is difficult to find cases in Brazilian literature. In this way, it is proposed as the final product of this work a collection containing ten teaching cases addressing different themes that surround the experiences, the work and the teaching of beginning teachers, with a view to contributing with education, reception, monitoring and improvement of teaching practice in the early years of their career.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectCasos de ensinopt_BR
dc.subjectFormação de professores iniciantespt_BR
dc.subjectDesenvolvimento profissional docentept_BR
dc.subjectTeaching casespt_BR
dc.subjectEducation of beginning teacherspt_BR
dc.subjectProfessional development of teacherspt_BR
dc.titleCasos de ensino: usos e possibilidades na formação de professores iniciantespt_BR
dc.title.alternativeTeaching cases: uses and possibilities in education of beginning teacherspt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Francine de Paulo Martins-
dc.contributor.referee1Lima, Francine de Paulo Martins-
dc.contributor.referee2Andrade, Maria de Fátima Ramos de-
dc.contributor.referee3Borges, Regilson Maciel-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem por objetivo, a partir da análise da literatura, investigar as contribuições dos casos de ensino como estratégia de formação de professores iniciantes. Mais especificamente, busca identificar o que a literatura sinaliza a respeito dos casos de ensino com professores iniciantes; analisar como os casos de ensino podem auxiliar na formação de professores iniciantes; e elaborar uma coletânea de casos de ensino para o uso em processos formativos de professores iniciantes. Entre os autores que subsidiaram a pesquisa destacam-se: André (2011); Canário (1998, 2003, 2005, 2007); Marcelo e Vaillant (2017); Merseth (1990, 1996); Mizukami (2000); Nono (2001, 2005); Nóvoa (2017); J.H Shulman (2002); L. Shulman (1986, 1992); Tardif (2011). Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa no catálogo de teses e dissertações da CAPES, com o descritor ―casos de ensino‖ e resultou um total de 94 pesquisas no período de 2001 a 2019. Após, foi preciso estabelecer como critério de seleção, os trabalhos que tinham os casos de ensino com professores iniciantes, para selecionar as pesquisas que seriam analisadas por completo. Da análise preliminar, apenas três pesquisas atendiam aos descritores e foram analisadas por completo. Os resultados apontaram que os casos de ensino possuem grande potencial na formação de professores iniciantes, uma vez que permitem que o docente reflita sobre suas práticas através de relatos de outros colegas de profissão ou quando ele é o próprio autor de seu caso. Mostrou ainda que os estudos sobre casos de ensino com professores iniciantes ainda são incipientes, notadamente relacionados a processos na perspectiva da indução docente e que há dificuldade de encontrar casos na literatura brasileira. Dessa forma, propõe-se como o produto final deste trabalho uma coletânea contendo dez casos de ensino abordando diferentes temáticas que cercam as experiências, o trabalho e o fazer docente de professores iniciantes, com vistas a contribuir com processos de formação, acolhimento, acompanhamento e aprimoramento do fazer docente nos primeiros anos da carreira.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3607564737298201pt_BR
Aparece nas coleções:Educação - Mestrado Profissional (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_Casos de ensino usos e possibilidades na formação de professores iniciantes.pdf1,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.