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dc.creatorAlcântara, Jessica Nunes de-
dc.date.accessioned2021-02-10T16:23:23Z-
dc.date.available2021-02-10T16:23:23Z-
dc.date.issued2021-02-10-
dc.date.submitted2020-12-08-
dc.identifier.citationALCÂNTARA, J. N. de. Efeito do patrocínio de cultura e esportes sobre a relação entre intangibilidade e desempenho econômico-financeiro. 2020. 129 p. Tese (Doutorado em Administração) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46105-
dc.description.abstractThe research aimed to verifying the effect of cultural and sports sponsorship strategy on the relationship between intangibility and economic-financial performance of a public traded brazilian companhies in the period from 2007 to 2019. The sample consisted of 52 company datas that have their shares traded on B3 (Brazil, Bolsa Balcão) and which publish social data. The nature of this study was quantitative and were collected by Economática ® database, IBASE social reports, administrative reports, social and sustainability reports published annually by studied companies. The statistical techniques used to meet the proposed objectives were descriptive and multilevel regression. The results demonstrate that 73% of sponsorhip investment was to culture, and 27% to sport. In addition, the sector that most used the sponsorship strategy to sports and culture was the electricity sector. Despite the drop in investment in culture, the companies that most sponsored are state-owned companies. The first model of multilevel regression showed that sponsorship and culture has a positive effect on the degree of intangibility. However, there was no effect between sports and intangibility. In addition, the results found that, intangibility has a positive effect on economic - financial performance. Therefore, the moderating effect of sponsorship, culture or sports in relation between intangibility and economic-financial performance was rejected. The results of this work are relevant, as they contribute to the discussion of the sponsorship effect on intangibility and on the relationship between intangibility and economic-financial performance. For companies, the results showed that the sponsorship strategy also has an effect on economic - financial performance. For society, sponsorship allows the development of two industries (culture and sports) that are seen as economic potentials. And for the government, the study indicates the importance of economy development and addition to promote the citizenship development.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.subjectEstratégia de patrocíniopt_BR
dc.subjectIndústria culturalpt_BR
dc.subjectIndústria esportivapt_BR
dc.subjectIntangibilidade e desempenho econômico-financeiropt_BR
dc.subjectSponsorship strategypt_BR
dc.subjectCultural industrypt_BR
dc.subjectSports industrypt_BR
dc.subjectIntangibilitypt_BR
dc.subjectEconomic-financial performancept_BR
dc.titleEfeito do patrocínio de cultura e esportes sobre a relação entre intangibilidade e desempenho econômico-financeiropt_BR
dc.title.alternativeEffect of culture and sports sponsorship about relation between intangibility and economic - financial performancept_BR
dc.typetesept_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Benedicto, Gideon Carvalho de-
dc.contributor.referee1Martins, Caroline Miriã Fontes-
dc.contributor.referee2Carvalho, Francisval de Melo-
dc.contributor.referee3Vaz, Janderson Martins-
dc.contributor.referee4Silva, Sabrina Soares da-
dc.description.resumoObjetivou-se, com este trabalho, verificar o efeito da estratégia de patrocínio às indústrias cultural e esportiva sobre a relação entre desempenho econômico-financeiro e intangibilidade das empresas brasileiras de capital aberto, no período de 2007 a 2019. A amostra foi constituída de 52 empresas que têm suas ações negociadas na B3 (Brasil, Bolsa Balcão) e que publicam dados sociais. A natureza do estudo é quantitativa e os dados foram coletados, por meio do banco de dados Economática ®, balanços sociais Ibase, relatórios administrativos, relatórios sociais e de sustentabilidade publicados, anualmente, pelas empresas estudadas. As técnicas estatísticas utilizadas para atender aos objetivos propostos foram estatísticas descritivas e regressão multinível. Os resultados demonstraram que dentre o montante de investimento realizado, ao longo do período analisado, 73% deste é destinado a patrocínios à cultura, e 27% é destinado a patrocínio ao esporte. Além disso, o setor que mais utilizou a estratégia de patrocínio à cultura e ao esporte é o setor de energia elétrica, sendo este o setor que mais destina recursos para cultura e esporte. Apesar da queda em investimento em cultura em 2016, as empresas que mais patrocinam são empresas estatais. O primeiro modelo de regressão multinível realizada apresenta que o patrocínio e cultura geram um efeito positivo sobre o grau de intangibilidade. Porém, não houve efeito entre esportes e intangibilidade. Além disso, constatou que a intangibilidade tem um efeito positivo sobre o desempenho econômico-financeiro. Na relação intangibilidade e desempenho, não se pode confirmar o efeito moderador de patrocínio, de cultura ou de esportes. Os resultados deste trabalho são relevantes, pois contribuem para a discussão do efeito de patrocínio sobre intangibilidade e sobre a relação intangibilidade e desempenho econômico-financeiro. Para as empresas, os resultados mostram que a estratégia de patrocínios gera efeitos também sobre o desempenho econômico-financeiro. Para a sociedade, por sua vez, o patrocínio permite desenvolver duas indústrias (cultura e esportes) que são vistas como potenciais econômicos. Por fim, para o governo, o estudo indica a importância do estímulo para desenvolver a economia e além de promover o desenvolvimento da cidadania.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Administração e Economiapt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1905819311305826pt_BR
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