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dc.creatorGosling, Iury Teixeira de Sevilha-
dc.date.accessioned2021-04-26T18:21:46Z-
dc.date.available2021-04-26T18:21:46Z-
dc.date.issued2021-03-26-
dc.date.submitted2021-03-26-
dc.identifier.citationGOSLING, I. T. de S. Relacionamento com fornecedores, capacidades dinâmicas e de meios de hospedagem brasileiros: proposição e teste de um modelo em tempos de pandemia. 2021. 251 p. Tese (Doutorado em Administração) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46223-
dc.description.abstractThe insertion of organizations in networks brings advantages, both financially and in terms of social and relational capital. This also applies to lodging facilities in Brazil. Contexts of exceptions, such as a pandemic, reformulate the need for partnerships. Specifically, tourism-related sectors have been greatly affected by the coronavirus pandemic that has ravaged the world since 2020. Taking into consideration that other exceptions may come, it is relevant to propose a model in which firms prepared for exception contexts have competitive advantages over others. The objective of this thesis is to propose and test an explanatory model of the performance of Brazilian lodging facilities, based on Supplier Relationships and Dynamic Capabilities. The relationship between Dynamic Capabilities and Performance has been widely discussed in academia. The novelty of this proposal is highlighted by (1) considering Supplier Relationship as an antecedent of Dynamic Capabilities; (2) treating Ambidexterity as a Dynamic Capability; (3) studying Sanitary Capability as a dimension of Dynamic Capabilities; (4) pointing out Performance in Exception Operations as a dimension of Organizational Performance. The data were collected through a survey with managers of means of lodging in Brazil, and the final sample was 320 observation units. The model was tested by means of Structural Equations. The various tests carried out showed the robustness of the model, including the multi-group test, since most hypotheses were confirmed, i.e., Supplier Relationship is composed of Collaboration, IT Skills and Coservices, Dynamic Capabilities (ambidexterity, innovation capabilities, health capabilities, absorptive capacity) positively impact organizational performance, which, in turn, has as dimensions the financial performance, the performance in exception operations and innovation performance.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.subjectCapacidades dinâmicaspt_BR
dc.subjectCadeia de fornecedores de serviçospt_BR
dc.subjectMeios de hospedagempt_BR
dc.subjectPerformance organizacionalpt_BR
dc.subjectDynamic capabilitiespt_BR
dc.subjectService supply chainpt_BR
dc.subjectOrganizational performancept_BR
dc.subjectHospitalitypt_BR
dc.titleRelacionamento com fornecedores, capacidades dinâmicas e de meios de hospedagem brasileiros: proposição e teste de um modelo em tempos de pandemiapt_BR
dc.title.alternativeSupplier relationships, dynamic capabilities and organizational performance of brazilian lodging facilities: proposition and test of a model in pandemic timespt_BR
dc.typetesept_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Castro, Cleber Carvalho de-
dc.contributor.referee1Antonialli, Luiz Marcelo-
dc.contributor.referee2Tonelli, Dany Flavio-
dc.contributor.referee3Coelho, Mariana de Freitas-
dc.contributor.referee4Torres Júnior, Noel-
dc.description.resumoA inserção de organizações em redes traz vantagens, tanto financeiras quanto em termos de capital social e relacional. Isso também se aplica aos meios de hospedagem no Brasil. Contextos de exceções, como uma pandemia, reforçam a necessidade de parcerias. Especificamente, os setores ligados ao Turismo foram muito afetados pela pandemia do novo coronavírus, que assolou o mundo desde 2020. Levando-se em consideração que outras exceções podem vir, é relevante propor um modelo em que firmas preparadas para contextos de exceção têm vantagens competitivas em relação às demais. O objetivo desta tese é propor e testar um modelo explicativo da performance de meios de hospedagem brasileiros, a partir do Relacionamento com Fornecedores e das Capacidades Dinâmicas. A relação entre Capacidades Dinâmicas e Perfomance tem sido bastante discutida na academia. O ineditismo desta proposta se destaca por (1) considerar Relacionamento com Fornecedores um antecedente das Capacidades Dinâmicas; (2) tratar a Ambidestria como Capacidade Dinâmica; (3) estudar Capacidade Sanitária como uma dimensão de Capacidades Dinâmicas; (4) apontar Perfomance em Operações de Exceção como uma dimensão de Performance Organizacional. Os dados foram coletados por meio de um survey com gestores de meios de hospedagem do Brasil, sendo que a amostra final foi de 320 unidades de observação. O modelo foi testado por meio de Equações Estruturais. Os diversos testes efetuados mostraram a robustez do modelo, inclusive no teste multigrupos, pois a maioria das hipóteses foi confirmada, isto é, o Relacionamento com Fornecedores é composto por Colaboração, Competências de TI e Co-serviços, as Capacidades Dinâmicas (ambidestria, capacidades de inovação, capacidades sanitária, capacidade absortiva) impactam positivamente a performance organizacional, que, por sua vez, tem como dimensões a performance financeira, a performance em operações de exceção e a performance em inovação.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Administração e Economiapt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7043720121528606pt_BR
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