Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46261
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMaia, Juliana de Oliveira-
dc.creatorVillani, Alberto-
dc.creatorBarolli, Elisabeth-
dc.creatorNascimento, Wilson Elmer-
dc.date.accessioned2021-05-11T18:53:05Z-
dc.date.available2021-05-11T18:53:05Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationMAIA, J. de O. et al. Autoria docente: um esquema de análise no ensino de ciências. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 36, e236529, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46261-
dc.description.abstractThis work presents an analysis scheme for teaching authorship in science teaching. The concept of teaching authorship has been characterized in order to deepen the relationship that the teacher, in contexts of continuous formation, establishes with his own professional teacher development. The elaboration of the scheme had as a starting point testimonials of teachers, participants of courses of Professional Masters in Teaching of Sciences and Mathematics, extracted from works published in Brazilian periodicals. The scheme encompasses a set of indicators that account for both cognitive and subjective factors that influence teacher professional development: dedication - null, passive and active; responsibility - null, eventual and systematic; innovation - null, technical, reflective and creative. To explore the scheme of analysis, we have interpreted empirical data on the participation of a teacher in a Professional Master's Degree in Physics Teaching. The data set was obtained by means of a semistructured interview and for the process of presentation and analysis of the data we opted for a narrative analysis. As a conclusion, it was possible to observe that the scheme developed to characterize the teaching author has as a perspective to highlight the fact that the teacher can be original and creative also when considering, in specific, the knowledge that can be related to the diverse activities of the practice pedagogical. In addition, the scheme can be an effective instrument, either for the teacher to evaluate himself or to provide evidence about the potential contribution of the activities proposed by the training context.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherFaculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.rightsAttribution 4.0 International*
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/*
dc.sourceEducação em Revistapt_BR
dc.subjectAutoria docentept_BR
dc.subjectDesenvolvimento profissional docentept_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectTeaching authorshippt_BR
dc.subjectProfessional teacher developmentpt_BR
dc.subjectScience teacherspt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.titleAutoria docente: um esquema de análise no ensino de ciênciaspt_BR
dc.title.alternativeTeaching authorship: an analysis scheme in the teaching of sciencept_BR
dc.title.alternativeAutoría docente: um esquema de análisis en la enseñanza de cienciaspt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo apresentar um esquema de análise para a autoria docente no ensino de Ciências. O conceito de autoria docente foi caracterizado de modo a aprofundar a relação que o professor, em contextos de formação continuada, estabelece com seu próprio desenvolvimento profissional docente. A elaboração do esquema teve como ponto de partida depoimentos de professores participantes de cursos de Mestrados Profissionais em Ensino de Ciências e Matemática extraídos de trabalhos publicados em periódicos brasileiros. O esquema abrange um conjunto de indicadores que dão conta tanto de fatores de natureza cognitiva, quanto subjetiva que influenciam o desenvolvimento profissional docente: dedicação – nula, passiva e ativa; responsabilidade – nula, eventual e sistemática; inovação – nula, técnica, reflexiva e criativa. De modo a explorar o esquema analítico, foram interpretados dados empíricos sobre a participação de uma professora em um Mestrado Profissional em Ensino de Física. O conjunto de dados foi obtido por meio de uma entrevista semiestruturada e para o processo de apresentação e análise dos dados optou-se por uma análise narrativa. Como conclusão foi possível observar que o esquema desenvolvido para caracterizar a autoria docente tem como perspectiva dar destaque ao fato de que o professor pode ser original e criativo também quando se considera, em específico, os conhecimentos que podem estar relacionados com as diversas atividades da prática pedagógica. Além disso, o esquema pode se constituir num instrumento efetivo, seja para o professor se auto avaliar, seja para fornecer indícios acerca do potencial de contribuição das atividades propostas pelo contexto formativo.pt_BR
Aparece nas coleções:DEX - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_Autoria docente - um esquema de análise no ensino de ciências.pdf380,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons