Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46335
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMarques, Humberto Rodrigues-
dc.creatorGomes, Larissa Garcia-
dc.creatorZambalde, André Luiz-
dc.creatorGrützmann, André-
dc.date.accessioned2021-05-21T17:26:41Z-
dc.date.available2021-05-21T17:26:41Z-
dc.date.issued2020-08-
dc.identifier.citationMARQUES, H. R. et al. Mineração de Dados Educacionais para Aperfeiçoamento da Gestão do E-learning: uma Revisão Sistemática de Literatura. Teoria e Prática em Administração, João Pessoa, v. 10, n. 2, p. 42–57, jul./dez. 2020. DOI: 10.21714/2238-104X2020v10i2-48085.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46335-
dc.description.abstractPurpose: Since the mining of educational data helps to analyze the large amount of data generated by e-learning systems, improving the teaching-learning systems, the present study seeks, through a systematic literature review, to check how the topic has been, in recent years, researched. Approach: Once this context is new, emerging and dynamic and that needs analysis of its structure to understand its dynamics, difficulties and potential, this study was developed to analyze the existing structures of elearning systems, as well as to identify how the educational data mining process can be applied in elearning. Results: The results are divided into two parts: (i) descriptive analysis, in which the articles are presented from a bibliometric analysis, and (ii) semantic analysis, in which the articles are analyzed using the four-step model of the educational data mining process. Contributions: The results contribute with practical and academic recommendations, as they present as much as the process of data mining interferes in the management of e-learning, as well as an overview of the existing researches, in order to know the current research of the analyzed theme.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/*
dc.sourceTeoria e Prática em Administraçãopt_BR
dc.subjectEnsino a distânciapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAdministração educacionalpt_BR
dc.subjectInstituições educacionaispt_BR
dc.subjectE-learning educationpt_BR
dc.subjectEducational administrationpt_BR
dc.subjectEducational institutionspt_BR
dc.titleMineração de Dados Educacionais para Aperfeiçoamento da Gestão do E-learning: uma Revisão Sistemática de Literaturapt_BR
dc.title.alternativeEducational Data Mining to Improve E-learning Management: a Systematic Literature Reviewpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoObjetivo: Uma vez que a mineração de dados educacionais auxilia na análise da grande quantidade de dados que sistemas de e-learning geram, aperfeiçoando os sistemas de ensino-aprendizagem, o presente estudo procura, por meio de uma revisão sistemática de literatura, verificar como o tema está sendo abordados nas pesquisas do campo nos últimos anos. Metodologia: Dado que tal contexto é emergente, novo e dinâmico e que necessita de análises de sua estrutura para entender suas características, dificuldades e potencialidades, este estudo foi desenvolvido para analisar as estruturas existentes de sistemas de e-learning, assim como identificar como o processo de mineração de dados educacionais pode ser aplicado no ensino a distância, por meio de uma revisão sistemática de literatura. Resultados: Os resultados estão divididos em duas partes: (i) análise descritiva, em que os artigos são apresentados a partir de uma análise bibliométrica, e (ii) análise semântica, em que os artigos são analisados a partir do modelo de quatro etapas do processo de mineração de dados educacionais. Contribuições: Os resultados contribuem com recomendações práticas e acadêmicas, pois apresentam tanto como o processo de mineração de dados interfere na gestão do e-learning, bem como um panorama das pesquisas existentes, a fim de conhecer a pesquisa atual da temática analisada.pt_BR
Aparece nas coleções:DCC - Artigos publicados em periódicos



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Ferramentas do administrador