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metadata.artigo.dc.title: Acessibilidade Digital Durante a Pandemia da COVID-19 - Uma Investigação sobre as Instituições de Ensino Superior Públicas Brasileiras
metadata.artigo.dc.title.alternative: Digital Accessibility During the COVID-19 Pandemic - An Investigation About Public Higher Education Institutions in Brazil
metadata.artigo.dc.creator: Freire, André Pimenta
Paiva, Débora Maria Barroso
Fortes, Renata Pontin de Mattos
metadata.artigo.dc.subject: Acessibilidade digital
Pandemia
COVID-19
Educação remota emergencial
Instituições de ensino superior públicas brasileiras
Digital accessibility
Pandemic
Emergency remote education
Brazilian public higher education institutions
metadata.artigo.dc.publisher: Sociedade Brasileira de Computação (SBC)
metadata.artigo.dc.date.issued: Dec-2020
metadata.artigo.dc.identifier.citation: FREIRE, A. P.; PAIVA, D. M. B.; FORTES, R. P. de M. Acessibilidade Digital Durante a Pandemia da COVID-19 - Uma Investigação sobre as Instituições de Ensino Superior Públicas Brasileiras. Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE), Porto Alegre, v. 28, p. 956-984, 2020. DOI: 10.5753/RBIE.2020.28.0.956.
metadata.artigo.dc.description.resumo: A educação remota emergencial tornou-se a principal alternativa para manter o processo de ensino e aprendizagem ativo com o isolamento social ocorrido como consequência da pandemia da COVID-19. Apesar de muitas instituições de ensino superior terem pouca ou nenhuma experiência com esta modalidade de ensino, elas tiveram que adequar suas metodologias rapidamente e adotar ferramentas que permitissem a comunicação síncrona e assíncrona entre professores e estudantes, a disponibilização de material didático e a realização de atividades didáticas. A acessibilidade digital torna-se imprescindível neste contexto, para permitir que todos os estudantes, incluindo estudantes com deficiência, tenham acesso ao aprendizado de forma igualitária. O objetivo deste artigo é apresentar um diagnóstico sobre as tecnologias e outros recursos disponíveis nas instituições de ensino superior federais e estaduais brasileiras para dar suporte ao ensino remoto emergencial durante a pandemia da COVID-19, com foco no provimento de acessibilidade digital. A metodologia utilizada foi a solicitação de informações por meio da Lei de Acesso à Informação a 142 instituições, com análise dos dados de 97 respostas completas ou parciais. Os resultados mostraram que a maioria das instituições possui dados sobre estudantes de graduação com deficiência e muitas utilizam ferramentas de software e recursos acessíveis, com número menor de instituições que mantém registro sobre alunos de pós-graduação com deficiência. A maioria das instituições que respondeu aos pedidos utiliza abordagens de ensino remoto durante o período da pandemia. Os resultados detalham a capacidade instalada nas instituições para suporte à acessibilidade digital para os alunos nesse contexto, como a preparação de Ambientes Virtuais de Aprendizagem, acessibilidade de conteúdos multimídia, profissionais especializados (como tradutores-intérpretes de língua de sinais), acessibilidade de livros digitais e recursos de Tecnologia Assistiva. O estudo conclui que um grande avanço já foi realizado nas instituições de ensino superior públicas no Brasil para melhorar a acessibilidade. Entretanto, muitas instituições precisarão adequar-se para dar prosseguimento ao uso de recursos educacionais digitais que devem ter crescimento após a experiência com ensino remoto na pandemia e prover acessibilidade adequada.
metadata.artigo.dc.description.abstract: Emergency remote education was the main alternative to keeping the teaching and learning process active with the social isolation that occurred due to the COVID-19 pandemic. Many higher education institutions had little or no experience with this teaching modality. However, they had to adapt their methodologies promptly, adopting tools to enable synchronous and asynchronous communication between teachers and students, making teaching material available, and performing educational activities. Digital accessibility is essential to allow all students, including those with disabilities, to have equal access to the learning, especially in the context of remote education. This article aims to provide a diagnostic summary of the technologies and other resources available in Brazilian governmental higher education institutions (at federal and state levels) to support emergency remote education during the COVID19 pandemic, with a focus on providing digital accessibility. The methodology encompassed freedom of information requests to 141 institutions, with data analysis of 110 complete or partial responses. The results showed that most institutions had data on undergraduate students with disabilities. Many use software tools and accessible resources, with a smaller proportion of institutions that kept records on graduate students with disabilities. Most institutions that responded to the requests used remote education approaches during the pandemic period. The results detail the institutions' installed capacity to support digital accessibility for students in this context, such as the preparation of Virtual Learning Environments, accessibility of multimedia content, specialized professionals (such as sign language interpreters), and accessibility of digital books and assistive technologies. The study concludes that significant advances have already been made in Brazil's public higher education institutions to improve accessibility. However, many institutions will need to adapt to continue using digital educational resources, since it expects to grow after the experience with remote education in the pandemic and to provide adequate accessible resources.
metadata.artigo.dc.identifier.uri: http://dx.doi.org/10.5753/rbie.2020.28.0.956
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46342
metadata.artigo.dc.language: pt_BR
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