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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Rodrigo Antônio Castro-
dc.creatorTemoteo, Paulo Antônio de Oliveira-
dc.creatorNascimento Junior, Antonio Fernandes-
dc.date.accessioned2021-05-26T19:00:14Z-
dc.date.available2021-05-26T19:00:14Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationSOUZA, R. A. C.; TEMOTEO, P. A. de O.; NASCIMENTO JUNIOR, A. F. Cavernas na sala de aula: análise de uma prática pedagógica para o ensino de ecologia e evolução a partir da espeleologia. Fórum Ambiental da Alta Paulista, Tupã, v. 16, n. 4, p. 103-117, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.17271/1980082716420202444.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46389-
dc.description.abstractThis work aims to analyze a class with the theme "Introduction to Ecology and Evolution in Caves". The class aimed to understand how Alternative Teaching Methodologies to the traditional model contribute to the construction of biological concepts. The class arose in the context of the Biology Teaching Methodology discipline, which is offered for the undergraduate course in Biological Sciences at the Federal University of Lavras. At the end of the class, participants were asked to answer two questions: what are the positive points of the class? what points could be improved? Altogether, eight evaluations were written, which were analyzed within the scope of qualitative research, more specifically using content analysis by categories. Three categories were built a posteriori, namely "Playful Immersion in the Underground Environment", "Photography and other materials in the Construction of the Imagery of the Underground Environment" and "the Experiment with Crickets as an Articulator of Concepts". Therefore, it is possible to highlight the potential of playfulness for the construction of scientific concepts in a pleasurable way, the benefits that photography has by allowing to visit places without necessarily going to them and, finally, the potential of the pedagogical experiment as a way of proposing hypotheses , interpretation of phenomena and articulation of concepts.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherANAP - Associação Amigos de Natureza de Alta Paulistapt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/*
dc.sourcePeriódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulistapt_BR
dc.subjectEnsino de biologiapt_BR
dc.subjectMetodologia ativapt_BR
dc.subjectEspeleologiapt_BR
dc.subjectBiology teachingpt_BR
dc.subjectActive methodologypt_BR
dc.subjectSpeleologypt_BR
dc.titleCavernas na sala de aula: análise de uma prática pedagógica para o ensino de ecologia e evolução a partir da espeleologiapt_BR
dc.title.alternativeCaves in the Classroom: Analysis of a Pedagogical Practice for Teaching Ecology and Evolution from Speleologypt_BR
dc.title.alternativeCuevas en el Aula: Análisis de una Práctica Pedagógica para la Enseñanza de la Ecología y la Evolución a través de la Espeleologiapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoEsse trabalho tem como objetivo analisar uma aula que teve como tema "Introdução à Ecologia e Evolução em Cavernas". A aula teve o intuito de compreender como Metodologias de Ensino Alternativas ao modelo tradicional contribuem para a construção de conceitos biológicos. A aula surgiu no contexto da disciplina Metodologia do Ensino de Biologia, que é ofertada para o curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Lavras. Ao final da aula, foi pedido aos participantes que respondessem a duas questões: quais os pontos positivos da aula? quais os pontos que poderiam ser melhorados? Ao todo foram escritas oito avaliações que foram analisadas no âmbito da pesquisa qualitativa, mais especificamente utilizando a análise de conteúdos por categorias. Foram construídas 3 categorias a posteriori, sendo elas "A Imersão Lúdica no Ambiente Subterrâneo", " A Fotografia e demais materiais na Construção do Imaginário do Ambiente Subterrâneo" e "o Experimento com Grilos como Articulador de Conceitos". Diante disso, é possível destacar as potencialidades do lúdico para a construção de conceitos científicos de maneira prazerosa, os benefícios que a fotografia possui por permitir conhecer lugares sem necessariamente ir até eles e por fim, a potencialidade do experimento pedagógico como forma de proposição de hipóteses, interpretação dos fenômenos e articulação de conceitos.pt_BR
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