Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46391
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRezende, Bruna Mayrinck de Freitas-
dc.creatorSousa, Isabela Alberico-
dc.creatorSouza, Ellen Gonzaga Lima-
dc.creatorNascimento Junior, Antonio Fernandes-
dc.date.accessioned2021-05-26T19:02:38Z-
dc.date.available2021-05-26T19:02:38Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationREZENDE, B. M. de F. et al. O ensino da ecologia em diálogo com a cultura afro-brasileira na formação inicial de professores de ciências e biologia: uma análise da disciplina de metodologia de ensino em ecologia. Fórum Ambiental da Alta Paulista, Tupã, v. 16, n. 1, p. 15-28, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.17271/1980082716120202314.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46391-
dc.description.abstractAfro-Brazilian culture has always been greatly undervalued in the formation process of Brazil and the Brazilian people. From this perspective that the discipline of Ecology Teaching Methodology of the Federal University of Lavras brought the proposal of working the contents of Ecology in dialogue with the Afro-Brazilian culture. This aim was for the licenciandos to know, recognize and value this culture. Thus, the present work aims to investigate if the students succeeded in establishing a dialogue between Afro-Brazilian culture and teaching in ecology and how they did it. For this analysis was used the qualitative method, and within this the analysis of content with the categorization. With this analysis we perceive the importance of this theme in teacher training, so that they can take to the classroom a contextualized and transversal teaching that recognizes the contribution of these people to this Brazilian plural society.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherANAP - Associação Amigos de Natureza de Alta Paulistapt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/*
dc.sourcePeriódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulistapt_BR
dc.subjectCultura afro-brasileirapt_BR
dc.subjectFormação inicial de professorespt_BR
dc.subjectCiências e biologiapt_BR
dc.subjectAfro-brazilian culturept_BR
dc.subjectInitial teacher trainingpt_BR
dc.subjectScience and biologypt_BR
dc.titleO ensino da ecologia em diálogo com a cultura afro-brasileira na formação inicial de professores de ciências e biologia: uma análise da disciplina de metodologia de ensino em ecologiapt_BR
dc.title.alternativeThe teaching of ecology in dialogue with afro-brazilian culture in the initial science and biology teachers training: an analysis of the discipline of teaching methodology in ecologypt_BR
dc.title.alternativeLa enseñanza de la ecología en dialogo con la cultura afro-brasileña en la formación inicial de profesores de ciencias y biología: un análisis de la disciplina de metodología de enseñanza en ecologíapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoA cultura afro-brasileira sempre foi muito desvalorizada no processo de formação do Brasil e do povo brasileiro. Foi nessa perspectiva que a disciplina de Metodologia do Ensino em Ecologia da Universidade Federal de Lavras trouxe a proposta de se trabalhar os conteúdos de Ecologia em diálogo com a cultura afro-brasileira. Essa visava que os licenciandos conhecessem, reconhecessem e valorizassem essa cultura. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo investigar se os alunos conseguiram estabelecer um diálogo entre a cultura afro-brasileira e o ensino em ecologia e como o fizeram. Para essa análise foi utilizado o método qualitativo, e dentro deste a análise de conteúdo com a categorização. Com essa análise percebemos a importância dessa temática na formação de professores, para que esses possam levar para as salas de aula um ensino contextualizado e transversal, que reconheça a contribuição desse povo para essa sociedade plural brasileira.pt_BR
Aparece nas coleções:DBI - Artigos publicados em periódicos



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons