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Campo DCValorIdioma
dc.creatorGonçalves, Laise Vieira-
dc.creatorTerra, Angélica Aparecida Amarante-
dc.creatorNascimento Junior, Antonio Fernandes-
dc.date.accessioned2021-05-27T17:59:00Z-
dc.date.available2021-05-27T17:59:00Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationGONÇALVES, L. V.; TERRA, A. A. A.; NASCIMENTO JUNIOR, A. F. Possibilidades de abordagens da Educação Ambiental no cinema: Um diálogo crítico a partir do filme “Rio”. Fórum Ambiental da Alta Paulista, Tupã, v. 16, n. 1, p. 59-73, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.17271/1980082716120202317.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46403-
dc.description.abstractIt is well known that since the Industrial Revolution the world has suffered environmental problems as a result of unbridled urbanization that provokes social exclusion, displacing the rural population from the countryside to the city, deforesting and replacing men with machines. In this way, it becomes fundamental to understand the socioenvironmental contexts that permeate our society as well as to promote the awakening of a critical conscience that makes it possible to transform the realities around us. In this sense, the objective of this work is to analyze, critically, the possibilities of approaches of environmental education from the film Rio (2011) regarding the Brazilian environmental reality. The film is an animation based on the adventures of a pair of blue macaws and discusses biopiracy, the extinction of species preservation and care for the environment. For this purpose, selections of scenes were made which enabled a discussion about the possibilities of environmental education approaches in a critical way. It was possible to notice that Rio Film presents the predominance of a conservationist view of environmental education, requiring a more social analysis of the film to construct a critical view of environmental education since this vision has the role of understanding the environment in its entirety including reflections on the political, economic, ethical, cultural and social issues surrounding the environment. At the same time, such an analysis does not impair the use of the Rio film in the teaching of environmental education, and may increase the possibilities of approaches in a more critical perspective.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherANAP - Associação Amigos de Natureza de Alta Paulistapt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/*
dc.sourcePeriódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulistapt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectCinema em sala de aulapt_BR
dc.subjectCinema e ensinopt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectCinema in the classroompt_BR
dc.subjectCinema and teachingpt_BR
dc.titlePossibilidades de abordagens da Educação Ambiental no cinema: um diálogo crítico a partir do filme “Rio”pt_BR
dc.title.alternativePossibilities of Environmental Education approaches in the cinema: A critical dialogue from the film "Rio"pt_BR
dc.title.alternativePosibilidades de abordajes de la Educación Ambiental en el cine: Un diálogo crítico a partir de la película "Río"pt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoÉ sabido que, desde a Revolução Industrial, o mundo tem sofrido problemas ambientais por consequência de urbanizações desenfreadas que provocam exclusão social deslocando a população rural do campo para a cidade, desmatando e substituindo homens por máquinas. Desse modo, se torna fundamental compreender os contextos socioambientais que perpassam nossa sociedade bem como promover o despertar de uma consciência crítica que possibilite transformar as realidades a nossa volta. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é analisar, de maneira crítica, as possibilidades de abordagens da educação ambiental a partir do filme Rio (2011) no que tange a realidade ambiental brasileira. O filme é uma animação baseada nas aventuras de um casal de ararinhas azuis e discute a biopirataria, a extinção de espécies a preservação e o cuidado com o meio ambiente. Para tal foram feitas seleções de cenas as quais possibilitaram uma discussão acerca das possibilidades de abordagens da educação ambiental de maneira crítica. Foi possível perceber que o Filme Rio apresenta o predomínio de uma visão conservacionista da educação ambiental sendo necessária uma análise mais social do filme para a construção de uma visão crítica da educação ambiental uma vez que esta visão tem o papel de entender o ambiente em sua totalidade incluindo reflexões acerca das questões políticas, econômicas, éticas, culturais e sociais que envolvem o ambiente. Ao mesmo tempo, tal análise não inviabiliza a utilização do filme Rio no ensino da educação ambiental podendo ampliar as possibilidades de abordagens numa perspectiva mais crítica.pt_BR
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