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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMineiro, Andréa Aparecida da Costa-
dc.creatorSouza, Thais Assis-
dc.creatorCastro, Cleber Carvalho de-
dc.date.accessioned2021-06-10T19:13:53Z-
dc.date.available2021-06-10T19:13:53Z-
dc.date.issued2020-08-
dc.identifier.citationMINEIRO, A. A. da C.; SOUZA, T. A.; CASTRO, C. C. de. Desafios e Críticas ao Modelo de Hélice Tríplice: uma revisão integrativa. Desenvolvimento em Questão, Ijuí, v. 18, n. 52, p. 233–248, jul./set. 2020. DOI: 10.21527/2237-6453.2020.52.233-248.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46509-
dc.description.abstractAs from the criticisms and challenges to the Triple Helix (TH) model, it is possible to use, understand and make transactions that promote new models such as Quadruple Helix and Quintuple well deployed, heading better results for the process of generating innovation and knowledge. Through this lens, this article aims to identify the main challenges and criticisms associated with the TH model based on an integrative review. Therefore, through an integrative review, studies were systematized in order to identify the main research objectives; theoretical approaches; methodology and object of study; TH reviews; and associated contexts. Additionally, it was proposed an agenda for future studies. Results show a panorama where criticism studies are concentrated in Europe, and, among the main criticisms and models, we have: differences in objectives, cooperation failures and communication problems between TH actors, failure in consideration of the context and global aspects, lack of a lead actor or representative; traditionally a top-down model without a consideration of cultural problems. Moreover, the challenging contexts for the TH model are the peripheral regions where there is a low density of Research and Development (R&D), regions where the university has a secondary role, and locations with actors that exhibit bureaucratic systems.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/*
dc.sourceRevista Desenvolvimento em Questãopt_BR
dc.subjectHélice tríplicept_BR
dc.subjectUniversidades - Inovaçãopt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectTriple helixpt_BR
dc.subjectUniversities - Innovationpt_BR
dc.subjectEntrepreneurshippt_BR
dc.titleDesafios e Críticas ao Modelo de Hélice Tríplice: uma revisão integrativapt_BR
dc.title.alternativeChallenges and criticisms to the Triple Helix Model: an integrative reviewpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoAs críticas e desafios ao modelo de HT precisam ser consideradas, compreendidas e transpostas, de forma que novos modelos como a Hélice Quádrupla e Quíntupla possam ser implantados, direcionando a melhores resultados para o processo de geração da inovação e do conhecimento. Por esta lente, este artigo tem como objetivo identificar os principais desafios e críticas associadas ao modelo de HT a partir de uma revisão integrativa. Para tanto, os estudos foram sistematizados de forma a identificar os principais objetivos da pesquisa; abordagens teóricas; metodologia e objeto de estudo; as críticas da HT; e contextos associados. Adicionalmente foi proposta uma síntese como agenda futura. Resultados apresentam um panorama onde os estudos sobre as críticas estão concentrados na Europa e, entre as principais críticas ao modelo estão: diferenças nos objetivos; falhas na cooperação e problemas de comunicação entre os atores da HT; falha ao considerar o contexto e aspectos globais; falta de um ator ou representante líder; ser um modelo top down e não considerar os problemas culturais. Ademais, os contextos desafiadores para o modelo de HT são as regiões periféricas onde há baixa densidade de P&D, regiões onde a universidade tenha um papel secundário, além de localidades com atores que apresentam sistemas burocráticos.pt_BR
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