Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46571
Título: Fito (geno) toxicidade de herbicidas a base de Nicosulfuron e S-metolachlor nos modelos vegetais Lactuca sativa L. e Zea mays L.
Título(s) alternativo(s): Phyto (geno) toxicity of Nicosulfuron and S-metolachlor based-herbicides in plant models Lactuca sativa L. and Zea mays L.
Autores: Vieira, Larissa Fonseca Andrade
Vieira, Larissa Fonseca Andrade
Figueiredo, Cintya Aparecida Christofoletti de
Souza, Cleiton Pereira de
Bicalho, Elisa Monteze
Campos, José Marcello Salabert de
Palavras-chave: Produtos químicos agrícolas
Agrotóxicos
Plantas - Efeito dos herbicidas
Herbicidas - Fitotoxicidade
Agricultural chemicals
Pesticides
Plants - Effect of herbicides
Herbicides - Phytotoxicity
Data do documento: 24-Jun-2021
Editor: Universidade Federal de Lavras
Citação: SILVA, Q. M. Fito (geno) toxicidade de herbicidas a base de Nicosulfuron e S-metolachlor nos modelos vegetais Lactuca sativa L. e Zea mays L. 2021. 93 p. Tese (Doutorado em Botânica Aplicada) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: O impacto de poluentes no ecossistema e na saúde humana é uma questão internacional urgente, uma vez que há um número cada vez maior de distúrbios ambientais devido a atividades antropogênicas. Nos tempos atuais, os agrotóxicos são apontados como um dos principais contaminantes oriundos das atividades agrícolas. Os bioensaios envolvendo plantas superiores como organismos testes têm sido amplamente utilizados para a compreensão dos efeitos tóxicos desses contaminantes ambientais. Diante do exposto, esse trabalho foi delineado com o objetivo avaliar os efeitos dos herbicidas à base de Nicosulfuron e S-metolachlor no desenvolvimento inicial dos modelos vegetais Lactuca sativa L. e Zea mays L.. O herbicida contendo Nicosulfuron afetou negativamente a germinação das sementes da alface, bem como a velocidade da germinação. Houve redução no crescimento da raiz e da parte aérea da alface em todas as concentrações utilizadas nos testes, quando comparado ao controle, com mais evidencia a partir da dosagem recomendada para uso pelo fabricante. O herbicida também afetou o índice mitótico da alface e induziu a formação de micronúcleos nas maiores dosagens. No milho, este mesmo herbicida também reduziu estatisticamente a germinação, a velocidade de germinação, o crescimento da raiz e da parte aérea, e o desenvolvimento das plântulas, também com mais evidencia a partir da dosagem recomendada para uso pelo fabricante. O herbicida a base de S-metolachlor afetou drasticamente e alface em todos os parâmetros macroscópicos e microscópicos testados. Quanto ao milho, não houve interferência estatisticamente significativa na germinação. Já na velocidade de germinação, no crescimento da raiz e da parte aérea, e no desenvolvimento da plântula houve interferência negativa em todas as concentrações, quando comparados ao controle. Os efeitos nocivos do herbicida a base de S-metolachlor nas duas espécies ficaram mais ainda mais evidentes à medida que as dosagens ficavam maiores. Em conclusão, ambos os herbicidas, à base de Nicosulfuron e S-metolachlor, possuem potencial fitotóxico, pois apresentou fitotoxicidade nos modelos vegetais testados.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46571
Aparece nas coleções:Botânica Aplicada - Doutorado (Teses)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.