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dc.creatorSoares, Gustavo Almeida-
dc.date.accessioned2021-06-30T17:54:44Z-
dc.date.available2021-06-30T17:54:44Z-
dc.date.issued2021-06-30-
dc.date.submitted2021-06-10-
dc.identifier.citationSOARES, G. A. Pedagogia das lutas no processo de formação inicial de professores: experiências com o trabalho remoto na educação física UFLA. 2021. 145 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46603-
dc.description.abstractBy using the concept of movement body culture as an object of study and teaching in Physical Education classes for basic education, there is a great possibility of working with the universe of fights/martial arts in this context. It is worth mentioning that this content is legally supported by curriculum documents nationwide, which is why it is necessary to address it in the process of initial teacher training in undergraduate courses in Physical Education. Therefore, this work aims to analyze the (remote) formative experiences of students from the degree course in Physical Education at the Federal University of Lavras throughout the semester in the discipline GFD 198 Pedagogy of Fights. We know that the lack of experience of teachers on this topic in academic life and outside this environment, as well as the concern with violence that they believe is intrinsically linked to this universe, hinders their theoretical-methodological development in the context of educational spaces. To analyze what were/are the conceptions of these students in initial formation about the fights/martial arts before, during and after the course, we will use the subsidy of qualitative research and data collection instruments, such as the registration of written works (prepared remotely) and those from class recordings. The great challenge that arises in times of pandemic is the pedagogical reflection on the fact that we are living the remote work regime at the Federal University of Lavras, the institution where the discipline takes place. Thus, how to pedagogically address this content considering the challenges of learning through bodily experiences themselves? How to bring meaningful learning, given the context of virtuality? In this sense, the formative experiences resulting from the development of the aforementioned discipline allowed us to conclude that remote learning, on the one hand, imposes a series of objective and subjective challenges in the relationship between teaching, corporeality and learning of fights/martial arts, on the other, it demonstrated us also that it is possible to approach the theme in a way that the students reflect, give new meaning and build systematized proposals to the different stages of schooling.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.subjectFormação inicial de professorespt_BR
dc.subjectLuta (Esporte)pt_BR
dc.subjectArtes marciaispt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectPedagogia das lutaspt_BR
dc.subjectInitial teacher trainingpt_BR
dc.subjectFight (Sport)pt_BR
dc.subjectMartial artspt_BR
dc.subjectRemote teachingpt_BR
dc.subjectFight pedagogypt_BR
dc.titlePedagogia das lutas no processo de formação inicial de professores: experiências com o trabalho remoto na educação física UFLApt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Reis, Fábio Pinto Gonçalves dos-
dc.contributor.referee1Reis, Fábio Pinto Gonçalves dos-
dc.contributor.referee2Carneiro, Kleber Tuxen-
dc.contributor.referee3Reverdito, Riller Silva-
dc.description.resumoAo utilizarmos o conceito de cultura corporal de movimento como objeto de estudo e ensino das aulas de Educação Física para a educação básica, cria-se uma grande possibilidade de trabalho com o universo das lutas/artes marciais nesse contexto. Cabe mencionar que esse conteúdo é amparado legalmente por documentos curriculares em âmbito nacional, por isso se torna necessário abordá-lo no processo de formação inicial de professores nos cursos de graduação em Educação Física. Diante disso, esse trabalho tem como objetivo analisar as experiências formativas (remotas) de alunos do curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Lavras ao longo do semestre na disciplina GFD 198 Pedagogia das lutas. Sabemos que a falta de vivências dos professores sobre a referida temática no cotidiano acadêmico e fora deste meio, assim como a preocupação com a violência que julgam estar intrinsecamente ligada a esse universo, dificulta o seu desenvolvimento teórico-metodológico no âmbito dos espaços educativos. Para analisar quais eram/são as concepções desses alunos em formação inicial acerca das lutas/artes marciais antes, durante e depois do curso, utilizaremos o subsídio da pesquisa qualitativa e os instrumentos de coleta de dados, tais como o registro dos trabalhos escritos (elaborados remotamente) e os provenientes das gravações de aula. O grande desafio que se coloca em tempos de pandemia é a reflexão pedagógica sobre o fato de estarmos vivendo o regime de trabalho remoto na Universidade Federal de Lavras, instituição na qual a disciplina acontece. Dessa forma, como tratar pedagogicamente esse conteúdo considerando os desafios da aprendizagem por meio das experiências corporais propriamente ditas? De que forma trazer o aprendizado significativo, tendo em vista o contexto da virtualidade? Nesse sentido, as experiências formativa decorrentes do desenvolvimento da mencionada disciplina nos permitiu concluir que o ensino remoto, de um lado, impõe uma série de desafios objetivos e subjetivos na relação entre ensino, corporeidade e aprendizagem das lutas/artes marciais, de outro, demonstrou-nos também que é possível abordar a temática de maneira que os discentes reflitam, ressignifiquem e construam propostas sistematizadas às diferentes etapas da escolarização.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4578732326679007pt_BR
Aparece nas coleções:Educação - Mestrado Profissional (Dissertações)



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