Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
DED - Departamento de Educação >
DED - Programa de Pós-graduação >
DED - Educação - Mestrado Profissional (Dissertações) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4664

Title: Integração de tecnologia educacional ao ensino médio: estudo de caso sob a ótica da pedagogia de projetos
Other Titles: Integrating educational technology to high school: a case study in the perspective of project pedagogy
???metadata.dc.creator???: Azevedo, Juliana de Freitas
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Martins, Ronei Ximenes
???metadata.dc.contributor.referee1???: Carvalho, Alysson Massote
Braga Júnior, Roberto Alves
Barbosa, Vanderlei
???metadata.dc.description.concentration???: Formação de Professores
Keywords: Tecnologia educacional
Pedagogia de projeto
Ensino médio
Observação estruturada
Educational technology
Project pedagogy
High school
Structured observation
???metadata.dc.date.submitted???: 29-Sep-2014
Issue Date: 2014
Citation: AZEVEDO, J. de F. Integração de tecnologia educacional ao ensino médio: estudo de caso sob a ótica da pedagogia de projetos. 2014. 102 p. Relatório Técnico (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2014.
???metadata.dc.description.resumo???: A pesquisa foi conduzida com o principal objetivo de explorar possíveis contribuições da integração de tecnologia educacional, em atividades escolares do ensino médio, quando isso se dá na forma de um projeto de trabalho. Nesse sentido, investigou-se o projeto de extensão da Universidade Federal de Lavras, denominado “Léo, o robô de Da Vinci”. Tal projeto foi aplicado em uma escola pública de Lavras/MG, em 2013, com a participação de 20 estudantes organizados em 4 grupos e 1 professor do ensino médio, além de uma equipe multidisciplinar da universidade. Esta investigação se caracterizou como pesquisa descritivo-exploratória, com delineamento de estudo de caso e abordagem qualitativa. Foram analisados os registros documentais impressos, os quais são fruto de depoimentos de participantes e diários de campo, vídeos e imagens, por meio da técnica de análise de conteúdo. Os resultados apontaram que o Projeto Léo apresenta características conceituais da pedagogia de projetos, que sua aplicação ampliou, consideravelmente, o uso de diferentes tipos de tecnologias para estudar e que isso gerou ampliação de uso dos recursos tecnológicos no dia a dia do estudante. Observou-se, também, que a maioria dos estudantes apresentou trajetórias diferenciadas em termos de atitudes e que os indicadores de aprendizagem de conteúdos se mantiveram em níveis de intermediário a elevados ao longo do projeto. Destacam-se, como ganhos adicionais, a elevação das relações interpessoais entre os participantes bem como o estabelecimento de dinâmicas sociais que contribuíram para o aprendizado dos estudantes. O delineamento metodológico da pesquisa, bem como os instrumentos de observação elaborados, podem ser adotados para avaliação de outros projetos de trabalho.
The research was conducted with the main objective of exploiting possible contributions for educational technology integration, in high school activities, when in the form of a work project. In this sense, the extension project of the Universidade Federal de Lavras, denominated "Léo, o robô de Da Vinci" was investigated. Such project was applied at a public school in Lavras, MG, Brazil, in 2013, with the participation of 20 students organized into four groups and one high school teacher, in addition to a multidisciplinary team of the university. This investigation was characterized as a descriptive-exploratory research, with a case study design and qualitative approach. Printed documental registries, which derive from participant statements and field journals, videos and images were analyzed by means of the content analysis technique. The results point that the Projeto Léo presents conceptual characteristics for the pedagogy of projects, that its application has considerably expanded the use of different types of technologies to study, and this generated the expansion of the use of technological resources in the daily life of the students. It was also observed that most students presented different trajectories in terms of attitudes and the content learning indicators were maintained in intermediate to elevated levels along the project. As additional gains, the elevation of interpersonal relations between participants, as well as the establishment of social dynamics which contribute to the students' learning were highlighted. The methodological design of the research, as well as the elaborated observation instruments, might be adopted for the evaluation of other work projects.
Description: Relatório Técnico apresentado à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Pós-Graduação em Educação - Curso de Mestrado Profissional, área de concentração em Formação de Professores, para a obtenção do título de Mestre.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4664
Publisher: UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
???metadata.dc.language???: pt_BR
Appears in Collections:DED - Educação - Mestrado Profissional (Dissertações)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
DISSERTAÇÃO_Integração de tecnologia educacional ao ensino médio estudo de caso sob a ótica da pedagogia de projetos.pdf2.23 MBAdobe PDFView/Open

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.


View Statistics

 


DSpace Software Copyright © 2002-2010  Duraspace - Feedback