Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
DED - Departamento de Educação >
DED - Programa de Pós-graduação >
DED - Educação - Mestrado Profissional (Dissertações) >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4664

Título: Integração de tecnologia educacional ao ensino médio: estudo de caso sob a ótica da pedagogia de projetos
Título Alternativo: Integrating educational technology to high school: a case study in the perspective of project pedagogy
Autor(es): Azevedo, Juliana de Freitas
Orientador: Martins, Ronei Ximenes
Membro da banca: Carvalho, Alysson Massote
Braga Júnior, Roberto Alves
Barbosa, Vanderlei
Área de concentração: Formação de Professores
Assunto: Tecnologia educacional
Pedagogia de projeto
Ensino médio
Observação estruturada
Educational technology
Project pedagogy
High school
Structured observation
Data de Defesa: 29-Set-2014
Data de publicação: 2014
Referência: AZEVEDO, J. de F. Integração de tecnologia educacional ao ensino médio: estudo de caso sob a ótica da pedagogia de projetos. 2014. 102 p. Relatório Técnico (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2014.
Resumo: A pesquisa foi conduzida com o principal objetivo de explorar possíveis contribuições da integração de tecnologia educacional, em atividades escolares do ensino médio, quando isso se dá na forma de um projeto de trabalho. Nesse sentido, investigou-se o projeto de extensão da Universidade Federal de Lavras, denominado “Léo, o robô de Da Vinci”. Tal projeto foi aplicado em uma escola pública de Lavras/MG, em 2013, com a participação de 20 estudantes organizados em 4 grupos e 1 professor do ensino médio, além de uma equipe multidisciplinar da universidade. Esta investigação se caracterizou como pesquisa descritivo-exploratória, com delineamento de estudo de caso e abordagem qualitativa. Foram analisados os registros documentais impressos, os quais são fruto de depoimentos de participantes e diários de campo, vídeos e imagens, por meio da técnica de análise de conteúdo. Os resultados apontaram que o Projeto Léo apresenta características conceituais da pedagogia de projetos, que sua aplicação ampliou, consideravelmente, o uso de diferentes tipos de tecnologias para estudar e que isso gerou ampliação de uso dos recursos tecnológicos no dia a dia do estudante. Observou-se, também, que a maioria dos estudantes apresentou trajetórias diferenciadas em termos de atitudes e que os indicadores de aprendizagem de conteúdos se mantiveram em níveis de intermediário a elevados ao longo do projeto. Destacam-se, como ganhos adicionais, a elevação das relações interpessoais entre os participantes bem como o estabelecimento de dinâmicas sociais que contribuíram para o aprendizado dos estudantes. O delineamento metodológico da pesquisa, bem como os instrumentos de observação elaborados, podem ser adotados para avaliação de outros projetos de trabalho.
The research was conducted with the main objective of exploiting possible contributions for educational technology integration, in high school activities, when in the form of a work project. In this sense, the extension project of the Universidade Federal de Lavras, denominated "Léo, o robô de Da Vinci" was investigated. Such project was applied at a public school in Lavras, MG, Brazil, in 2013, with the participation of 20 students organized into four groups and one high school teacher, in addition to a multidisciplinary team of the university. This investigation was characterized as a descriptive-exploratory research, with a case study design and qualitative approach. Printed documental registries, which derive from participant statements and field journals, videos and images were analyzed by means of the content analysis technique. The results point that the Projeto Léo presents conceptual characteristics for the pedagogy of projects, that its application has considerably expanded the use of different types of technologies to study, and this generated the expansion of the use of technological resources in the daily life of the students. It was also observed that most students presented different trajectories in terms of attitudes and the content learning indicators were maintained in intermediate to elevated levels along the project. As additional gains, the elevation of interpersonal relations between participants, as well as the establishment of social dynamics which contribute to the students' learning were highlighted. The methodological design of the research, as well as the elaborated observation instruments, might be adopted for the evaluation of other work projects.
Informações adicionais: Relatório Técnico apresentado à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Pós-Graduação em Educação - Curso de Mestrado Profissional, área de concentração em Formação de Professores, para a obtenção do título de Mestre.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4664
Publicador: UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções: DED - Educação - Mestrado Profissional (Dissertações)

Arquivos neste Item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
DISSERTAÇÃO_Integração de tecnologia educacional ao ensino médio estudo de caso sob a ótica da pedagogia de projetos.pdf2,23 MBAdobe PDFVer/abrir

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.


Mostrar estatísticas

 


DSpace Software Copyright © 2002-2007 MIT and Hewlett-Packard - Feedback