Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4675
Título: Influência de diferentes perspectivas ambientais sobre a política de cobrança pelo uso da água no Brasil
Autor: Silva, Sabrina Soares da
Botelho, Douglas de Oliveira
Leite, Eduardo Teixeira
Lourenço, Cléria Donizete da Silva
Palavras-chave: Desenvolvimento sustentável
Políticas ambientais
Recursos hídricos
Data da publicação: 26-Nov-2014
Referência: SILVA, S. S. da et al. Influência de diferentes perspectivas ambientais sobre a política de cobrança pelo uso da água no Brasil. In: ENCONTRO DA ANPAD, 32., 2008, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2008.
Resumo: A elaboração de políticas de gestão dos recursos hídricos, assim como as políticas de cobrança pelo uso da água, foram influenciadas por diferentes perspectivas, que orientam não somente as visões que as pessoas têm sobre o mundo, como também suas ações. O objetivo desse artigo foi discutir as perspectivas que influenciaram o processo de elaboração dessas políticas, buscando também avaliar seus reflexos no sistema de cobrança pelo uso dos recursos hídricos no Brasil. Constatou-se que, embora a legislação brasileira sobre recursos hídricos tenha sido elaborada tendo como pano de fundo o desenvolvimento sustentável, seu foco foi, basicamente, a sustentabilidade econômica, não abrangendo a sustentabilidade social ou ecológica. A perspectiva predominante nesse processo foi a tecnocêntrica, com uma visão antropocêntrica e utilitária, sem preocupações com as externalidades e as gerações futuras. Por outro lado, na proposta de descentralização do processo decisório, pôde-se observar elementos do paradigma ecocêntrico na política de recursos hídricos nacional.
URI: http://www.anpad.org.br/diversos/trabalhos/EnANPAD/enanpad_2008/APS/2008_APSC1650.pdf
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções:DAE - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.