Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46774
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVieira, Estela Aparecida Oliveira-
dc.creatorMartins, Ronei Ximenes-
dc.date.accessioned2021-07-19T17:22:01Z-
dc.date.available2021-07-19T17:22:01Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationVIEIRA, E. A. O.; MARTINS, R. X. Estudo exploratório para implementação de um espaço maker. Dialogia, São Paulo, n. 35, p. 245-262, mai./ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n35.16563.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46774-
dc.description.abstractThe digital age brings a multitude of possibilities for accessing information and leads us to question: how will the school adapt to the new demands for learning in such a fast and challenging world? From this questioning, over a period of ten months a group of researchers from a public university conceived a proposal for a maker space (e-lab) for elementary school students, as a space for integration between research and learning. This report aims to present the work of organizing this space and its preliminary results. The methodology applied to gather the data was participant observation. Field notebooks and meeting minutes were used. In the discussions, the pedagogical didactic elements highlighted were: diagnostic evaluation to plan, organize, monitor and evaluate activities; performance of educators in two groups: tutoring-coaching and tutoring-scaffolding based on project pedagogy and problematization; work with educational reciprocity based on ethical values and respect for differences, for example, the age difference. The creation of the e-lab covered technical, structural and didactic-pedagogical aspects, but as it is proposal in implementation, it will be in the course of the activity, that is, in the implementation and execution of the activities, that it will be possible to evaluate and adjust the goals.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Nove de Julho (UNINOVE)pt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/*
dc.sourceDialogiapt_BR
dc.subjectEducação makerpt_BR
dc.subjectEducação 4.0pt_BR
dc.subjectMetodologias de aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricular (BNCC)pt_BR
dc.subjectEducation makerpt_BR
dc.subjectEducation 4.0pt_BR
dc.subjectLearning methodologiespt_BR
dc.subjectElementary educationpt_BR
dc.subjectCommon National Curricular Basept_BR
dc.titleEstudo exploratório para implementação de um espaço makerpt_BR
dc.title.alternativeExploratory study for the implementation of a maker spacept_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoA era digital traz uma infinidade de possibilidades de acesso a informações e nos leva a questionar: como a escola se adaptará às novas demandas por aprendizado em um mundo tão rápido e desafiador? A partir deste questionamento, ao longo de dez meses um grupo de pesquisadores de uma universidade pública concebeu uma proposta de espaço maker (e-lab) para estudantes do ensino fundamental, como espaço de integração entre investigação e aprendizagem. Este relato tem por objetivo apresentar o trabalho de organização desse espaço e seus resultados preliminares. A metodologia aplicada para reunião dos dados foi a observação participante, bem como a utilização de cadernos de campo e atas de reuniões. Nas discussões, os elementos didáticos pedagógicos ressaltados foram: avaliação diagnóstica para planejar, organizar, acompanhar e avaliar atividades; atuação dos educadores em dois grupos: tutoria-coaching e tutoria-andaime com base na pedagogia por projetos e problematização; trabalho com a reciprocidade educativa a partir de valores éticos e respeito pelas diferenças, por exemplo, a diferença de idade. A criação do e-lab abrangeu aspectos técnicos, estruturais e didático-pedagógicos, mas como é proposta em implantação, será no curso da atividade, ou seja, na implementação e execução das atividades, que será possível avaliar e ajustar as metas.pt_BR
Aparece nas coleções:DED - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_Estudo exploratório para implementação de um espaço maker.pdf422,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons