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dc.creatorAndrade, Luciene de Aguiar-
dc.date.accessioned2021-07-21T16:36:08Z-
dc.date.available2021-07-21T16:36:08Z-
dc.date.issued2021-07-21-
dc.date.submitted2021-06-17-
dc.identifier.citationANDRADE, L. de A. Educação física, gênero e futebol de meninas em uma escola pública de Lavras-MG: de pouquinho em pouquinho a gente vai conquistando. 2021. 123 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46789-
dc.description.abstractThis research aimed to investigate a group of girls from a public school in the city of Lavras- MG who, along with the Physical Education teacher, pleaded and won better spaces and time to practice futsal in a systematic way in that educational space. Acknowledging that futsal is still considered a male sport, this research starts from the understanding of the presence of unequal relationships between boys and girls in the sports universe and sought to know what the experiences and training processes that futsal has made possible for these girls. Some female members of the futsal group and the Physical Education teacher who is also the group’s tutor participated in this research. According to the chosen methodology, online interviews were carried out, synchronous or not, with the girls and the teacher so that we could collect the empirical material. The collected narratives were analyzed on a qualitative basis and through discourse analysis, and it is worth mentioning that they were also anchored by post-critical and post-structuralist theories, mainly studies on gender relations in sport and physical education at school. From the analysis of the empirical material, we concluded that futsal remains a male reserve area and that there were several forms of transgression and resistance structured by girls to dismantle the power relations present in sport, especially in futsal. Finally, we highlight the relevance of a co-educational approach to mitigate gender inequalities present in Physical Education classes and in the sports universe, given that the teacher’s involvement, in one way or another, favored the emergence, permanence and development of the group of girl futsal players. It is hoped that the problematizations of this research corroborate with the discussions about women’s football at school and beyond, in the search for greater scientific investment in the field and political action for equity.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectFutebol femininopt_BR
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectFutsalpt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectWomen’s soccerpt_BR
dc.subjectSchool physical educationpt_BR
dc.subjectGenderpt_BR
dc.titleEducação física, gênero e futebol de meninas em uma escola pública de Lavras-MG: de pouquinho em pouquinho a gente vai conquistandopt_BR
dc.title.alternativePhysical education, gender and girls’ soccer in a public school of Lavras-MG: piece by piece we can conquerpt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Reis, Fábio Pinto Gonçalves dos-
dc.contributor.referee1Reis, Fábio P. G. dos-
dc.contributor.referee2Carneiro, Kleber T.-
dc.contributor.referee3Devide, Fabiano Pries-
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como propósito investigar um grupo de meninas de uma escola pública da rede estadual de Lavras-MG que, em conjunto com o professor de Educação Física, pleitearam e conquistaram melhores espaços e tempo para realizarem a prática do futsal de maneira sistematizada naquele ambiente educativo. Compreendendo que o futsal ainda é considerado de domínio masculino, essa pesquisa parte do entendimento da presença de relações desiguais entre meninos e meninas no universo esportivo e buscou conhecer quais as experiências e os processos de formação que o futsal possibilitou para essas meninas. Participaram dessa pesquisa algumas meninas que compõem o grupo de futsal e o professor de Educação Física que também é o tutor do grupo. De acordo com a metodologia escolhida, foram realizadas entrevistas online, síncronas ou não, com as meninas e com o professor para que pudéssemos coletar o material empírico. As narrativas coletadas foram analisadas em caráter qualitativo e por meio da análise do discurso, vale ressaltar que também foram ancoradas pelas teorias pós-crítica e pós- estruturalista, principalmente os estudos sobre as relações de gênero no esporte e na Educação Física escolar. A partir das análises do material empírico concluímos que o futsal permanece como uma área de reserva masculina e que diversas foram as formas de transgressão e resistência estruturadas pelas meninas para desconstruir as relações de poder presentes no esporte, em especial no futsal. Por fim, destacamos a relevância de uma abordagem coeducativa para mitigar as desigualdades de gênero presentes nas aulas de Educação Física e no universo esportivo, haja vista que o docente envolvido, de uma forma ou de outra, favoreceu o surgimento, a permanência e o desenvolvimento do grupo de meninas jogadoras de futsal. Espera-se que as problematizações desta pesquisa corrobore com as discussões acerca do futebol de mulheres na escola e fora dela, na busca de maior investimento científico no campo e ação política de equidade.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3018707789165882pt_BR
Aparece nas coleções:Educação - Mestrado Profissional (Dissertações)



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