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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Aline Guerra da-
dc.creatorReis, Fabio Pinto Gonçalves dos-
dc.creatorMonteiro, Lívia Nascimento-
dc.creatorCarneiro, Kleber Tüxen-
dc.date.accessioned2021-07-23T18:45:16Z-
dc.date.available2021-07-23T18:45:16Z-
dc.date.issued2020-08-
dc.identifier.citationCOSTA, A. G. da et al. Dimensões formativas decorrentes da congada em Lambari/MG: entre experiência, saberes e ancestralidade. Devir Educação, Lavras, p. 57-84, ago. 2020. Edição Especial. DOI: https://doi.org/10.30905/ded.v0i0.212.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46814-
dc.description.abstractThis an article whose content portrays a scientific research on the formation aspects (relationship between teaching and learning) contained in Congada. At the epistemological level, we situate it as a historical phenomenon, originally of African origin (Banta, marked by the appreciation of ancestry and the sacred), which suffered resignifications when intermingling with Brazilian culture, for those who became slaves here, which in turn started to connect with the country's “official” religion, catholicism, this being a strategy of survival and reinvention. In methodological terms, the research was based on qualitative assumptions, with a narrative design. It used three resources to raise the data: participant observation; elaboration of a field diary and semi-structured interviews. As for the investigative locus, it was the municipality of Lambari/MG. Eight interviewees participated in the study, having been elected due to the influence and representation they enjoy in the locality's universe, as well as due to the atypical variety of genre found in the captaincy of this cultural festive universe. With regard to the results, the existence of teaching was verified, albeit with a certain change in the meaning, approaching it more from an interactionist perspective, than from the traditional oral transmissibility, essentially empirical. Likewise, it was found that there were changes in the way of teaching and learning congadeiro knowledge, applied to new apprentices, who, despite some intuitive aspects in the way of learning, it has raised concern the lack of interest in relation to knowledge (traditional) pertaining to Congada, under penalty of the discontinuity of the propagation of this (immaterial) cultural heritage of humanity.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/*
dc.sourceDevir Educaçãopt_BR
dc.subjectCongadapt_BR
dc.subjectExperiência formativapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectAncestralidadept_BR
dc.subjectExperience formativept_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectAncestralitypt_BR
dc.titleDimensões formativas decorrentes da congada em Lambari/MG: entre experiência, saberes e ancestralidadept_BR
dc.title.alternativeFormative dimensions arising from congada in Lambari/MG: between experience, knowledge and ancestralitypt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoTrata-se de um artigo cujo teor retrata uma investigação científica, relativa aos aspectos formativos (relação entre ensino e aprendizado) contidos na Congada. No plano epistemológico, situamo-la como um fenômeno histórico, originalmente de matriz africana (banta, marcada pelo apreço à ancestralidade e o sagrado), que sofreu ressignificações ao se entremear com a cultura brasileira, expressada por aqueles que aqui se tornaram escravizados, que por sua vez se interligou à religião “oficial” do país, o catolicismo, sendo essa uma estratégia de sobrevivência e reinvenção. Em termos metodológicos a pesquisa se assentou sob os pressupostos qualitativos, com um desenho narrativo. Empregou três recursos para erigir os dados: observação participante; elaboração de um diário de campo e entrevistas semiestruturadas. Quanto ao lócus investigativo, tratou-se do município de Lambari/MG. Participaram do estudo oito depoentes, tendo sido eleitos em razão da influência e representação que desfrutam no espaço congadeiro da localidade, assim como em razão da atípica variedade de gênero que se encontrou na capitania deste universo festivo cultural. No que concerne aos resultados, verificou-se a existência do ensino, se bem que com certa mudança na acepção, aproximando-se mais de uma perspectiva interacionista, do que da tradicional transmissibilidade oral, essencialmente empirista. De igual modo, constatou-se que houve modificações no modo de ensinar e aprender os saberes congadeiros, aos novos aprendizes, que, apesar de alguns aspectos intuitivos no modo de aprender, tem suscitado preocupação o desinteresse em relação aos saberes (tradicionais) atinentes à congada, sob pena da descontinuidade da propagação desse patrimônio cultural (imaterial) da humanidade.pt_BR
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