Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4681
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Rosiane Maria-
dc.creatorOliveira, Nivaldo-
dc.creatorAmaral, Fernanda Vasconcelos-
dc.creatorSilva, Lucas Timóteo da-
dc.date.accessioned2014-11-26T19:33:22Z-
dc.date.available2014-11-26T19:33:22Z-
dc.date.copyright2014-11-26-
dc.date.issued2014-11-26-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, R. M. et al. A implantação do programa de capacitação de novos usuários na modalidade virtual da Biblioteca Universitária da UFLA: relato de experiência. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 18., 2014, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: UFMG, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4681-
dc.description.abstractThis experience report presents the implementation of the New Users Training Program (NUTP) created by the Federal University of Lavras Library (BU/UFLA) in a virtual mode. The traditional classroom PCNU has existed since 2004 and was created with the purpose of informing students recently admitted to the University about the rules, the collections, the services and the procedures of the library. However, due to the growing increase in the number of students enrolled in the university each semester, it was created an online system which offers the same information given in the traditional training. This service was developed by a multidisciplinary team of professionals from librarianship, pedagogy and computer science fields and presents textual and multimedia content accessible through the library’s website. Some results achieved so far include: a bigger number of students participated of the training courses, reduction of the workload in the Reference Section at the beginning of the academic semester and the training program is available on a 24/7 basis. Thus, it is concluded that distance education is an effective and efficient system to spread the user orientation service and provide information on the operation of the library.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectCapacitação de usuáriospt_BR
dc.subjectEducação de usuáriospt_BR
dc.subjectServiço de referência on-linept_BR
dc.subjectEnsino a distânciapt_BR
dc.subjectEADpt_BR
dc.subjectUser trainingpt_BR
dc.subjectUser educationpt_BR
dc.subjectOnline Reference servicept_BR
dc.subjectDistance Educationpt_BR
dc.subjectDistance learningpt_BR
dc.titleA implantação do programa de capacitação de novos usuários na modalidade virtual da Biblioteca Universitária da UFLA: relato de experiênciapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoNeste relato de experiência apresenta-se a implantação do Programa de Capacitação de Novos Usuários (PCNU) da Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Lavras (BU/UFLA), na modalidade virtual. O PCNU presencial existe desde 2004 e foi criado com o objetivo de informar aos discentes recém-ingressados na universidade sobre as normas, o acervo, os serviços e procedimentos da biblioteca. Contudo, devido ao aumento no número de alunos matriculados semestralmente, foi elaborado um sistema on-line que oferece as mesmas informações repassadas na capacitação presencial. Esse serviço foi criado por uma equipe multidisciplinar formada por profissionais da área de biblioteconomia, pedagogia e ciência da computação e apresenta conteúdos textuais e de multimídia acessíveis por meio do site da biblioteca. Alguns resultados obtidos foram: participação de um maior número de alunos nos cursos de capacitação, redução da sobrecarga de trabalho no Setor de Referência no início do semestre letivo e oferta ininterrupta do curso de capacitação. Dessa forma, conclui-se que a educação a distância é um sistema eficaz e eficiente para massificar o serviço de orientação ao usuário e oferecer informações sobre o funcionamento da biblioteca.pt_BR
Aparece nas coleções:BU - Trabalhos apresentados em eventos



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.