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Campo DCValorIdioma
dc.creatorGoulart, Ilsa do Carmo Vieira-
dc.creatorPereira, Keila Montes-
dc.date.accessioned2021-08-26T17:52:17Z-
dc.date.available2021-08-26T17:52:17Z-
dc.date.issued2020-12-
dc.identifier.citationGOULART, I. do C. V.; PEREIRA, K. M. A mediação da leitura no processo de formação de leitores: o que orientam os documentos oficiais?. Leitura, Maceió, n. 67, p. 255–268, set./dez. 2020. DOI: 10.28998/2317-9945.2020v0n67p255-268.pt_BR
dc.identifier.urihttps://doi.org/10.28998/2317-9945.2020v0n67p255-268pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46968-
dc.description.abstractThis study assumes that educational practices for the promotion of reading from mediation directly reflect directly on the teaching and learning process of children. Reading constitutes a cultural practice; when establishing with the text a relationship of proximity and enchantment, enables a dialogue with the collective imaginary, the creativity and cognitive processes emerge. From this perspective, this work aims to reflect on the orientations provided in the official documents dealing with the mediation of reading in the process of training readers. To this end, a qualitative research was carried out, whose methodological option was supported in bibliographic research, based on the assumptions of Historical-Cultural Psychology, on Vygotsky's perspective (1991; 1995; 1997) in dialogue with the Martins (2011); Miranda (2005); Martínez (2005) studies, dialogue with authors who address the theme. The documents point out and describe that reading exerts centrality in the process of formation of the subject be encouraged both in the family and school environment, based on contextualized practices and quality reading mediations in the process of reader training.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.sourceLeiturapt_BR
dc.subjectMediação da leiturapt_BR
dc.subjectPráticas educativaspt_BR
dc.subjectFormação de leitorespt_BR
dc.subjectDocumentos oficiaispt_BR
dc.subjectReading mediationpt_BR
dc.subjectEducational practicespt_BR
dc.subjectTraining of readerspt_BR
dc.subjectOfficial documentspt_BR
dc.titleA mediação da leitura no processo de formação de leitores: o que orientam os documentos oficiais?pt_BR
dc.title.alternativeReading mediation in the process of reader training: what the official documents guide?pt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoEste estudo parte do pressuposto de que as práticas educativas para a promoção da leitura a partir da mediação refletem diretamente no processo de ensino e aprendizagem das crianças. A leitura literária constitui uma prática cultural, ao estabelecer com o texto, uma relação de proximidade e de encantamento, possibilita um diálogo com o imaginário coletivo, aflora a criatividade e os processos cognitivos. Nessa perspectiva, esse trabalho tem por objetivo refletir sobre as orientações dispostas nos documentos oficiais que tratam a respeito da mediação da leitura no processo de formação de leitores. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, cuja opção metodológica subsidiou-se na pesquisa bibliográfica, pautada nos pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural, com base na perspectiva de Vygotsky (1991; 1995; 1997) em diálogo com os estudos de Martins (2011), Miranda (2005), Martínez (2005), em interlocução com autores que abordam a temática. Os documentos apontam e descrevem que a leitura exerce centralidade no processo de formação do sujeito, devendo ser incentivada tanto no ambiente familiar como escolar, a partir de práticas contextualizadas e de mediações de leitura de qualidade no processo de formação de leitores.pt_BR
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