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Título: Formação de estratégias em micro e pequenas empresas: um estudo no Mercado Central de Belo Horizonte - MG
Autor(es): Alves, Ricardo César
Orientador: Antonialli, Luiz Marcelo
Coorientador(es): Lopes, Humberto E. Garcia
Membro da banca: Sette, Ricardo de Souza
Castro, Cleber Carvalho de
Lara, José Edson
Gonçalves, Carlos Alberto
Área de concentração: Organizações, Mudanças e Gestão Estratégica
Assunto: Estratégia
Redes organizacionais
Data de Defesa: 3-Jul-2012
Data de publicação: 2012
Referência: ALVES, R. C. Formação de estratégias em micro e pequenas empresas: um estudo no Mercado Central de Belo Horizonte - MG. 2012. 209 p. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2012.
Resumo: As discussões acerca das peculiaridades da administração estratégica nas micro e pequenas empresas (MPE´s) se intensificaram nos últimos 05 anos. Porém, ainda são poucas quando comparadas com o volume de pesquisa que trata de grandes empresas. O presente trabalho, nesse contexto, é marginal, no sentido de que volta os seus olhos para um universo com o qual convivemos muito intimamente no nosso dia a dia, mas do qual conhecemos, ainda, muito pouco – as micro e pequenas empresas. Junto a isso, buscou-se explorar as redes organizacionais como caminho estratégico para as MPE´s. Assim, a proposta deste trabalho foi de identificar e analisar se as MPE’s pertencentes ao Mercado Central de Belo Horizonte desenvolvem ações estratégicas individuais e, ainda, que atributos da organização Mercado Central são capazes de influenciar a construção de estratégias nas empresas individualmente. O Mercado Central de Belo Horizonte se consolidou como um espaço multicultural que abriga uma grande diversidade de produtos e serviços e que talvez, por isso, consegue atender às mais diversas classes sociais e de estilos de vida. Essa capacidade de atrair vários públicos e a diversidade de produtos e serviços que são ofertados tornaram o Mercado Central um interessante objeto de estudo no campo das ciências sociais. O Mercado Central é uma instituição que abriga mais de 400 micro e pequenas empresas dos mais variados ramos de negócio varejista. O trabalho buscou descrever os principais aspectos da construção de estratégias das MPE´s e ainda verificar se há influências da rede nesse processo. Para isso, utilizou-se a análise de conteúdo para entender as relações existentes entre as decisões estratégicas individuais e as ações dos gestores da rede em questão. Os resultados apontaram para ações estratégicas mais emergentes, sem um processo formal. As estratégias desenvolvidas são consideradas tímidas e sem uma estruturação em função da percepção dos gestores das empresas. Além disso, foi verificado que a rede tem um processo de governança satisfatório, mas o compartilhamento de informações não é suficiente para gerar o aprendizado e a cooperação efetiva entre as organizações. Entretanto, a história e a tradição do Mercado interferem no desempenho das empresas estudadas. Assim, entende-se que a rede influencia de forma indireta as ações estratégicas das MPE´s do Mercado Central e há no processo, mínima participação dos cooperados nos processos decisórios da rede
Discussions about the peculiarities of strategic management in micro and small enterprises (MSE´s) have intensified over the last 05 years. However, they are few when compared to the volume of research that deals with large enterprises. The present work, in this context, is marginal in the sense that it turns the eyes to a world with which we coexist very closely in our daily lives, but a world that know very little yet - the micro and small enterprises. In addition, one sought to explore the organizational networks as a strategic way to the MSE´s. Thus, the purpose of this study was to identify and analyze whether the MSE´s belonging to Belo Horizonte Central Market develop individual strategic actions and also which attributes of Central Market organization are able to influence the development of strategies in the enterprises individually. Belo Horizonte Central Market has established itself as a multicultural space that houses a wide diversity of products and services and that, maybe because of this, they can serve a diverse variety of social classes and lifestyles. This ability to attract various people and the diversity of products and services that are offered led Central Market to become an interesting object of study in the social sciences field. With 82 years, the Central Market is an institution that houses over 400 micro and small enterprises of various branches of retail business. This study has sought to describe the main aspects of the strategies construction of MSE´s and also verify whether there are network influences in this process. For this, it was used content analysis to understand the relation between individual strategic decisions and the actions of network managers. The results pointed to more emerging strategic actions, without a formal process. The developed strategies are considered shy and without a structuration according to the enterprises managers´ perception. Furthermore, it was verified that the network has a satisfactory governance process, but the information sharing is not enough to generate the learning and the effective cooperation among the organizations. However, the history and tradition of the Central Market interfere in the performance of the enterprises studied. Thus, it is understood that the network influences indirectly the Central Market´s MSE´s strategic actions and there is in the process, minimal participation of the cooperatives in the network decision processes
Informações adicionais: Tese apresentada à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Pós- graduação em Administração, área de concentração Organizações, Mudanças e Gestão Estratégica, para a obtenção do título de Doutor
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/471
Publicador: UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções: DAE - Administração - Doutorado (Teses)

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