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Título: Avaliação das características de qualidade de néctares de goiaba light de diferentes marcas comercializadas em Lavras/MG
Título Alternativo: Evaluation of quality characteristics of guava nectars light of different brands marketed in Lavras/MG
Autor(es): Rocha, L. de O. F.
Pimenta, C. J.
Pereira, P. A. P.
Assunto: Goiaba
Avaliação físico-química e sensorial
Guava
Physic - Chemical evaluation
Sensory evaluation
Publicador: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
Data de publicação: 21-Dez-2012
Referência: ROCHA, L. O. F.; PIMENTA, C. J.; PEREIRA, P. A. P. Avaliação das características de qualidade de néctares de goiaba light de diferentes marcas comercializadas em Lavras/MG. Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial, Ponta Grossa, v. 7, n. 1, p. 911-921, 2013.
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo estudar as características de qualidade de cinco marcas de néctar de goiaba “light” comercializados na cidade de Lavras/MG. As determinações de pH, acidez, sólidos solúveis (ºBrix), açúcares totais e cor foram realizadas conforme metodologia proposta. Avaliou-se a aceitação sensorial das amostras e a intenção de compra mediante equipe com 65 julgadores, utilizando escala hedônica estruturada. Os resultados das análises e do teste de aceitação foram avaliados por análise estatística univariada (ANOVA) e teste de médias (Tukey, p≤0,05). Com base nas informações dos consumidores e nos resultados do teste afetivo, foram construídos histogramas. A análise multivariada qualitativa (análise de componentes principais) também foi empregada com o objetivo de compreender melhor a diferenciação das amostras analisadas. Em todos os atributos avaliados as amostras de néctar foram consideradas significativamente (p≤0,05) diferentes. Observou-se que a marca B mostrou-se estatisticamente diferente das demais marcas, apresentando maior teor de sólidos solúveis, açúcares e acidez e menor valor de pH. A amostra C apresentou alto valor de a*, indicando possuir cor vermelha mais intensa. Em relação a avaliação sensorial, observou-se que os consumidores apresentaram uma maior aceitação pela marca B quando o sabor foi avaliado, e maior aceitação pela amostra C quando a cor foi avaliada. A análise de componentes principais confirmou esses resultados e permitiu concluir que houve uma maior tendência de aceitação por um néctar de goiaba “light” de cor avermelhada e de sabor adocicado e ácido, o que pode ser um parâmetro a ser seguido pelos fabricantes.
Abstract: This work aimed to study the quality of five brands of guava nectar light marketed in Lavras / MG. Measurements of pH, acidity, soluble solids (º Brix), total sugars and color were performed according to the proposed methodology. We evaluated the sensory acceptance of samples and purchase intent by the team with 65 judges using hedonic scale. The results of the analysis and the acceptance test were evaluated by univariate statistical analysis (ANOVA) and mean test (Tukey, p ≤ 0.05). Based on information from consumers and affective test results, histograms were constructed. Multivariate Qualitative (principal component analysis) was also employed in order to better understand the differentiation of the samples. In all the attributes evaluated samples of nectar were found significantly (p ≤ 0.05) different. It was observed that the brand B was statistically different from the other brands, with higher soluble solids, sugars and acidity and lower pH value. The sample had a high value of C a* indicating red have more intense. For sensory evaluation, we found that consumers had a greater acceptance by the brand B when the flavor was evaluated and the greater acceptance when the color sample C was evaluated. The principal component analysis confirmed these results and concluded that there was a greater tendency to acceptance by a guava juice reddish color and sweet flavor and acid, which can be a parameter to be followed by manufacturers.
URI: http://revistas.utfpr.edu.br/pg/index.php/rbta/article/view/1000/947
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4727
Idioma: pt_BR
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