Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/48181
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Daniela Aparecida de Melo-
dc.creatorRocha, Bruna Beatriz-
dc.creatorRodrigues, Luciana Azevedo-
dc.date.accessioned2021-09-20T18:43:32Z-
dc.date.available2021-09-20T18:43:32Z-
dc.date.issued2020-08-
dc.identifier.citationCOSTA, D. A. de M.; ROCHA, B. B.; RODRIGUES, L. A. A educação na contemporaneidade: construindo relações com os pensamentos de Christoph Türke a partir da análise de uma sequência do filme "A religiosa”, de Jacques Rivette. Devir Educação, Lavras, p. 101-111, 2020. Edição especial. DOI: https://doi.org/10.30905/ded.v0i0.266.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/48181-
dc.description.abstractThis work is the result of studies carried out in the discipline of “Media languages and teaching” of the professional Master in Education at the Federal University of Lavras, as well as the studies carried out on the film “A Religiosa” by Jacques Rivette in the Cinema with Life project at the same University. The research is part of the effort to analyze a certain fragment of the film “A Religiosa” in the light of the concepts addressed by Türcke (2016) about the “shock of cinema image” and the “compulsion to traumatic repetition” presented in the work “Hiperativos! Down with the culture of attention deficit”. Based on this relationship between the chosen fragment and Türcke's literature (2016), we seek to trace reflections on the teaching and learning processes that involve education in contemporary times. As results we perceive from the relations with the thinking of Türcke (2016) that in contemporary times, the teaching and learning processes and especially the student-teacher relationship have been affected by the era of the global care regime.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/*
dc.sourceDevir Educaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectTeoria críticapt_BR
dc.subjectJacques Rivette (1928-2016)pt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectMovie theaterpt_BR
dc.subjectCritical Theorypt_BR
dc.titleA educação na contemporaneidade: construindo relações com os pensamentos de Christoph Türke a partir da análise de uma sequência do filme "A religiosa", de Jacques Rivettept_BR
dc.title.alternativeThe education contemporaneity: building relationships with Christoph Türcke's thoughts from the analysis of a sequence of the film Jacques Rivette religiouspt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho é fruto dos estudos realizados na disciplina de “Linguagens midiáticas e Ensino” do Mestrado profissional em Educação na Universidade Federal de Lavras, bem como os estudos realizados sobre o Filme “A Religiosa” de Jacques Rivette no projeto Cinema com Vida na mesma Universidade. A pesquisa inscreve-se no esforço da análise de determinado fragmento do filme “A Religiosa” à luz dos conceitos abordados por Türcke (2016) sobre o “choque de imagem do cinema” e a “compulsão à repetição traumática” apresentados na obra “Hiperativos! Abaixo a cultura do déficit de atenção”. Busca-se a partir dessa relação entre o fragmento escolhido e a literatura de Türcke (2016) traçar reflexões sobre os processos de ensino e aprendizagem que envolvem a educação na contemporaneidade. Como resultados percebemos a partir das relações com o pensamento de Türcke (2016) que na contemporaneidade, os processos de ensino e aprendizagem e principalmente a relação aluno-professor vem sendo afetados pela era do regime global de atenção.pt_BR
Aparece nas coleções:DED - Artigos publicados em periódicos



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons