Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/48349
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Raniele Aparecida da | - |
dc.creator | Silva, Francislainy Natália da | - |
dc.creator | Suart, Rita de Cássia | - |
dc.date.accessioned | 2021-10-07T20:13:26Z | - |
dc.date.available | 2021-10-07T20:13:26Z | - |
dc.date.issued | 2020-01 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, R. A. da; SILVA, F. N. da; SUART, R. de A. Ações e reflexões vivenciadas por uma professora em formação inicial por meio de elaboração de planos e regência de aulas: contribuições do processo de reflexão orientada. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 20, p. 1169-1196, 2020. DOI: 10.28976/1984-2686rbpec2020u11691196. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/48349 | - |
dc.description.abstract | This research presents actions, reflections and discussions experienced by a pre-service teacher during the elaboration and development of a lesson’s sequence based on the investigative teaching approach. With the results it is possible to notice that the pre-service teacher demonstrated difficulties while presenting essential elements of the investigative teaching approach in her first class planning. Then, through the discussions and suggestions given during the meetings of Oriented Reflection Process (PRO), the pre-service teacher showed an evolution on the other lesson’s plans, that started presenting inquiry teaching features. The results also show the importance of the group in the reflection process, since through the discussions, suggestions and reflections, she began to value her actions and identifying what was needed to improve her teacher practice. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências | pt_BR |
dc.rights | Attribution 4.0 International | * |
dc.rights | acesso aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | * |
dc.source | Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências | pt_BR |
dc.subject | Reflexão orientada | pt_BR |
dc.subject | Planos de aula | pt_BR |
dc.subject | Formação inicial de professores | pt_BR |
dc.subject | Oriented reflection | pt_BR |
dc.subject | Class planning | pt_BR |
dc.subject | Pre-service teacher | pt_BR |
dc.title | Ações e reflexões vivenciadas por uma professora em formação inicial por meio de elaboração de planos e regência de aulas: contribuições do processo de reflexão orientada | pt_BR |
dc.title.alternative | Teaching actions and reflections experienced by a pre-service teacher during elaboration plans and classes practice: contributions of oriented reflection process | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa apresenta ações, reflexões e discussões vivenciadas por uma professora em formação inicial, durante a elaboração e a regência de uma sequência de aulas, baseada na abordagem do Ensino por Investigação. Com os resultados, percebe-se que a professora em formação inicial apresenta dificuldades em apresentar elementos essenciais da abordagem do Ensino por Investigação em seus primeiros planos de aula, e, a partir das discussões e sugestões realizadas durante os encontros do Processo de Reflexão Orientada (PRO) a professora em formação inicial evidencia uma evolução na reelaboração de seus planos, que passam a apresentar características do Ensino por Investigação. Os resultados também mostram a importância do grupo, e da professora formadora no processo de reflexão vivenciado, pois, as discussões, sugestões e reflexões realizadas possibilitou que ela valorizasse suas ações durante sua regência, e identificasse o que precisava de aperfeiçoamento em sua prática docente. | pt_BR |
Appears in Collections: | DQI - Artigos publicados em periódicos |
Files in This Item:
This item is licensed under a Creative Commons License