Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/48413
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCalderón, Adolfo-Ignacio-
dc.creatorBorges, Regilson Maciel-
dc.date.accessioned2021-10-26T19:41:22Z-
dc.date.available2021-10-26T19:41:22Z-
dc.date.issued2020-01-
dc.identifier.citationCALDERÓN, A. I.; BORGES, R. M. Avaliação em larga escala na educação básica: usos e tensões teórico-epistemológicas. Meta: Avaliação, Rio de Janeiro, v. 13, n. 40, p. 28-58, jan./mar. 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/48413-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherFaculdade Cesgranriopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial 4.0 International*
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/*
dc.sourceMeta: Avaliaçãopt_BR
dc.subjectAvaliações em larga escalapt_BR
dc.subjectEscola eficazpt_BR
dc.subjectEficácia escolarpt_BR
dc.subjectAvaliação de aprendizagempt_BR
dc.subjectLarge scale assessmentspt_BR
dc.subjectEffective schoolpt_BR
dc.subjectSchool effectivenesspt_BR
dc.subjectLearning assessmentpt_BR
dc.titleAvaliação em larga escala na educação básica: usos e tensões teórico-epistemológicaspt_BR
dc.title.alternativeLarge-scale assessment in Basic Education: uses and theoretical epistemological tensionspt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoO ensaio apresenta reflexões teóricas sobre os usos e as apropriações das avaliações em larga escala a partir da produção científica brasileira sobre a temática em questão. Evidencia-se as tensões teóricas e epistemológicas presentes nessas produções, ressaltando as dicotomias e o maniqueísmo decorrentes desse conflito; aponta-se esquemas teóricos criados para compreender os confrontos existentes no campo da avaliação que no fundo são de natureza epistemológica; e defende-se a necessidade de abordagens mais abrangentes que permitam compreender a existência das avaliações externas, os usos de seus resultados e o surgimento de boas práticas para o sucesso escolar no contexto de um conjunto de estratégias voltadas para a garantia do direito à aprendizagem e a construção de uma escola eficaz.pt_BR
Aparece nas coleções:DED - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_Avaliação em larga escala na educação básica - usos e tensões teórico-epistemológicas.pdf558,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons