Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/48514
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTeodoro, Lidiane Caroline-
dc.creatorSiqueira, Paulo Henrique de Lima-
dc.creatorDiniz, Daniela Martins-
dc.creatorMendonça, Fabrício Molica de-
dc.date.accessioned2021-11-19T19:48:34Z-
dc.date.available2021-11-19T19:48:34Z-
dc.date.issued2020-10-
dc.identifier.citationTEODORO, L. C. et al. Análise do perfil empreendedor dos proprietários de hamburguerias de Barbacena (MG). Revista GEINTEC, Aracaju, v. 10, n. 4, p. 5651-5663, out./dez. 2020. DOI: 10.7198/geintec.v10i4.1486.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/48514-
dc.description.abstractThis article presents results of a study aimed at analyzing the entrepreneurial profile of Barbacena hamburgerias owners, based on the dimensions developed by McClelland (1961) and refined by Kruger et al. (2018). Regarding the method, the study can be characterized as quantitative involving the application of questionnaires with 21 hamburgerias owners in the city of Barbacena (MG). The empirical results show that the majority of respondents are male, have a high level of education and have been in the market for over a year. Taking as a reference the dimensions of the McClelland model (1961), the entrepreneurial profile identified in most of the owners was that of Planning. The characteristic "goal setting" was the one that stood out the most among the investigated entrepreneurs, while "taking calculated risks" was the least seen in the surveyed sample. As for its contribution, the study contributes, in some way, to the increase in the range of national surveys on entrepreneur profiles, since, only more recently, studies on types of entrepreneurs in the country have been carried out.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherCentivens Institute of Innovative Researchpt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial 4.0 International*
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/*
dc.sourceRevista GEINTECpt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectComportamentos do empreendedorpt_BR
dc.subjectTipos de empreendedorespt_BR
dc.subjectHamburgueriaspt_BR
dc.subjectEntrepreneurshippt_BR
dc.subjectEntrepreneur behaviorspt_BR
dc.subjectTypes of entrepreneurspt_BR
dc.subjectBurgerspt_BR
dc.titleAnálise do perfil empreendedor dos proprietários de hamburguerias de Barbacena (MG)pt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the entrepreneurial profile of the hamburguerias owners of Barbacena (MG)pt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoEste artigo apresenta resultados de estudo destinado a analisar o perfil empreendedor dos proprietários de hamburguerias de Barbacena, a partir das dimensões desenvolvidas por McClelland (1961) e refinadas por Kruger et al. (2018). Em relação ao método, o estudo pode ser caracterizado como quantitativo envolvendo a aplicação de questionários junto à 21 proprietários de hamburguerias da cidade de Barbacena (MG). Os resultados empíricos apontam que a maioria dos participantes da pesquisa é do sexo masculino, possui escolaridade elevada e está no mercado há mais de um ano. Tomando como referência as dimensões do modelo de McClelland (1961), o perfil empreendedor identificado na maioria dos proprietários foi o de Planejamento. A característica “estabelecimento de metas” foi a que mais se destacou entre os empreendedores investigados, enquanto “correr riscos calculados” foi a menos visualizada na amostra pesquisada. Quanto à sua contribuição, o estudo contribui, de alguma forma, para o aumento do leque de pesquisas nacionais sobre perfis de empreendedores, visto que, somente mais recentemente tem-se realizado estudos sobre tipologias de empreendedores no país.pt_BR
Aparece nas coleções:DAE - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_Análise do perfil empreendedor dos proprietários de hamburguerias de Barbacena (MG).pdf431,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons