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dc.creatorVilas Boas, Thayrine-
dc.date.accessioned2021-11-24T16:56:08Z-
dc.date.available2021-11-24T16:56:08Z-
dc.date.issued2021-11-24-
dc.date.submitted2021-10-22-
dc.identifier.citationVILAS BOAS, T. O cronotopo bakhtiniano em "A hora e a vez de Augusto Matraga", de João Guimarães Rosa. 2021. 56 p. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/48538-
dc.description.abstractThis research is a study about the novel “The time and the turn of Augusto Matraga”, present in the book Sagarana, written by João Guimarães Rosa, in which the saga of the character Augusto Matraga was adopted as the focus. In this context, it is aimed to answer the following research problem: how is the rite of passage of the character Matraga configured? Based on the concepts of chronotope, event and myth, the general objective of this research is to make, based on such concepts, an interpretive analysis of the constitution of Augusto Matraga’s rite of passage. And, as specific objectives, it was aimed to investigate the nuances of Kantian philosophy in the elaboration of the Bakhtinian concept of chronotope and to identify the constituent elements of the conflict in the Rosean novel. As the methodology, this is a qualitative study with a bibliographic review procedure and is anchored in the theoretical framework of Mikhail Bakhtin and Immanuel Kant for a conceptual delimitation of the ideas of chronotope and event in the Bakhtinian perspective, in addition to others that dialogue with the thematic presented. With this research, it was possible to reach the conclusion that the character's trajectory is defined in the relationship with the spaces he travels and with the time in which a crossing is outlined, through the sequence of events that leads to the character's clash with himself.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectCronotopopt_BR
dc.subjectAugusto Matragapt_BR
dc.subjectBakhtin, M. M. (Mikhail Mikhailovitch), 1895-1975pt_BR
dc.subjectRosa, João Guimarães, 1908-1967pt_BR
dc.subjectFilosofia kantianapt_BR
dc.subjectRito de passagempt_BR
dc.subjectNovelaspt_BR
dc.subjectChronotopept_BR
dc.subjectKantian philosophypt_BR
dc.subjectRite of passagept_BR
dc.subjectNovelpt_BR
dc.titleO cronotopo bakhtiniano em "A hora e a vez de Augusto Matraga", de João Guimarães Rosapt_BR
dc.title.alternativeThe bakhtinian chronotope in “The Time and Turn of Augusto Matraga”, by João Guimarães Rosapt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Lobo, Dalva de Souza-
dc.contributor.advisor-co1Villarta-Neder, Marco Antônio-
dc.contributor.referee1Sardá, Daniela Nienkötter-
dc.contributor.referee2Barbosa, Rodrigo Garcia-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objeto de estudo a novela “A hora e a vez de Augusto Matraga”, presente no livro Sagarana, de João Guimarães Rosa, na qual foi adotada, como foco principal, a saga do personagem Augusto Matraga. Nesse contexto, buscou- se responder ao seguinte problema de investigação: como se configura o rito de passagem do personagem Matraga? Fundamentado nos conceitos de cronotopo, acontecimento e mito, assume-se como objetivo geral nesta pesquisa: a partir de tais conceitos, uma análise interpretativa da constituição do rito de passagem do personagem Augusto Matraga. E, como objetivos específicos, buscou-se investigar as nuances da filosofia kantiana na elaboração do conceito de cronotopo bakhtiniano e identificar os elementos constitutivos do embate na novela roseana. Quanto à metodologia, trata-se de estudo qualitativo com procedimento de revisão bibliográfica e ancora-se no referencial teórico de Mikhail Bakhtin e Immanuel Kant para uma delimitação conceitual das ideias de cronotopo e de acontecimento na perspectiva bakhtiniana, além de outros que dialoguem com a temática apresentada. Com esta pesquisa, foi possível alcançar a conclusão segundo a qual a trajetória do personagem se define na relação com os espaços que percorre e com o tempo no qual vai se delineando uma travessia, através da sequência dos acontecimentos que leva ao embate do personagem consigo mesmo.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Estudos da Linguagempt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5324572830734292pt_BR
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