Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
DAE - Departamento de Administração e Economia >
DAE - Trabalhos apresentados em eventos >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4855

Título: A estratégia de marketing de relacionamento no mercado consumidor e suas especificidades
Autor(es): Lourenço, Cléria Donizete da Silva
Assunto: Trocas comerciais
Marketing de relacionamento
Mercado consumidor
Data de publicação: 29-Dez-2014
Referência: LOURENÇO, C. D. da S. A estratégia de marketing de relacionamento no mercado consumidor e suas especificidades. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 14., 2007, Bauru. Anais... Bauru: UNESP, 2007.
Resumo: A perspectiva do marketing de relacionamento se desenvolveu, inicialmente, nos contextos do mercado interorganizacional e de serviços. Já o contexto de consumo tem sido alvo de muitas críticas. Contudo, entende-se que é fundamental compreender as razões de tais críticas e que essa compreensão depende da identificação das especificidades desse contexto. Por isso, o presente trabalho tem por objetivo principal identificar e discutir as especificidades do marketing de relacionamento no mercado consumidor (MRC). Faz-se isso em forma de ensaio por meio de levantamento bibliográfico de caráter analítico e descritivo. Como resultado da pesquisa, foram identificadas as principais questões que norteiam as críticas: (1) as diferenças entre o MR no contexto interorganizacional, de serviços e de consumo; (2) a coexistência de trocas transacionais e relacionais no mercado consumidor; (3) a utilização de banco de dados como sinônimo de MRC; (4) a carência de pesquisas sobre MRC; (5) a falta de coerência entre a teoria e a prática do MRC e (6) o relacionamento entre comprador e vendedor no mercado consumidor. Estas são objetos de discussão neste trabalho e servem como pano de pano para demonstrar as especificidades do MRC, que, por sua vez, instigam uma avaliação crítica deste campo de estudo.
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções: DAE - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos neste Item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
TRABALHO APRESENTADO EM EVENTO_A estratégia de marketing de relacionamento no mercado consumidor e suas especificidades.pdf129,99 kBAdobe PDFVer/abrir

Este item está licenciado com Licença Creative Commons
Creative Commons

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.


Mostrar estatísticas

 


DSpace Software Copyright © 2002-2007 MIT and Hewlett-Packard - Feedback