Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/48567
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Sheldon William-
dc.creatorCaríssimo, Cláudio Roberto-
dc.creatorFloris, Ludmila Martins-
dc.creatorCapelle, Mônica Carvalho Alves-
dc.creatorSantos, Antônio Carlos dos-
dc.date.accessioned2021-11-29T20:51:27Z-
dc.date.available2021-11-29T20:51:27Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationSILVA, S. W. et al. Os impactos da greve dos caminhoneiros no agronegócio brasileiro a partir da ótica da Nova Economia Institucional. Revista Vozes dos Vales, [S. I.], n. 17, mai. 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://site.ufvjm.edu.br/revistamultidisciplinar/files/2020/06/Sheldon.pdfpt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/48567-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuript_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.sourceRevista Vozes dos Valespt_BR
dc.subjectGreves e lockoutspt_BR
dc.subjectMotoristas de caminhãopt_BR
dc.subjectAgronegóciopt_BR
dc.titleOs impactos da greve dos caminhoneiros no agronegócio brasileiro a partir da ótica da Nova Economia Institucionalpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoO objeto desse estudo é analisar se é possível explicar os desdobramentos da greve dos caminhoneiros ocorrida em maio de 2018, por meio do arcabouço teórico da Nova Economia Institucional, especificamente abordando os pressupostos teóricos da Teoria do Custos de Transação. Além disso, buscou-se identificar quais foram os impactos econômicos gerados no agronegócio nacional a partir desse evento. O estudo de abordagem qualitativa, vale-se de uma pesquisa documental de caráter descritiva e analítica, em publicações oficiais de instituições governamentais, sindicatos, boletins, notícias em sites de jornais, revistas e relatórios de empresas. A análise dos dados foi realizada por meio de análise de conteúdo temática com base nos pressupostos da Teoria dos Custos de Transação (TCT). Como resultados evidenciou-se situações de racionalidade limitada, custos de transação e oportunismo presentes nas relações econômicas decorrentes da greve. Pode-se afirmar que a NEI, a partir da óptica da TCT mostrou-se apta para a compreensão de parte dos efeitos da falta de combustíveis no país no período da greve dos caminhoneiros. Nesse sentido pode-se concluir que a frequência das transações no mercado de combustível evidencia a importância desse ativo na economia nacional. No setor do agronegócio, os pressupostos teóricos da TCT representado pelas características das transações e das hipóteses comportamentais foram capazes de explicar o fato, tendo em vista a dependência desse setor no que tange o transporte rodoviário.pt_BR
Appears in Collections:DAE - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.