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Campo DCValorIdioma
dc.creatorTeixeira, Catarina-
dc.date.accessioned2015-01-12T12:52:54Z-
dc.date.available2015-01-12T12:52:54Z-
dc.date.issued2015-01-12-
dc.date.submitted2014-11-14-
dc.identifier.citationTEIXEIRA, C. Mobilização do conhecimento socioambiental de professores por meio do desenvolvimento de ações para conservação de nascentes urbanas. 2014. 114 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4865-
dc.descriptionDissertação apresentada à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Pós-Graduação em Educação - Curso Mestrado Profissional, área de concentração em Formação de Professores, para a obtenção do título de Mestre.pt_BR
dc.description.abstractThe research had the objective of developing a set of actions articulated with teachers who deal with local socio-environmental issues, focusing on the conservation and preservation of springs, which contribute with the process of individual/collective awareness and the constitution of identities and responsibilities in School and in the scholar community. We conducted a formation work shared with four teachers of a state school in the municipality of Lavras, Minas Gerais, Brazil. The data collection instruments were: audio recordings of all the meetings, field journal of the researcher, open questionnaire and registries written by the teachers. The analysis of the data derived from the meetings was based on the methodology denominated Content Analysis. It is important to highlight that each meeting was thought over because of the responses, involvement and reflections of the teachers and researcher. The processes and knowledge constructed by the group involved in the research were organized based on the intention of analyzing the emerging categories of the Content Analysis process. By means of reading and re-reading the transcriptions of the meetings, questionnaires and field journals, we verified that the changing process of the teachers over the meetings, due to the larger involvement with the research and with recognizing the springs as a local socio-environmental issue, allowed the emergence of a feeling of belonging to the interdisciplinary proposal developed by them. These observations subsidized the obtaining of registry units, the construction of a relation of belonging to the socio-environmental issue risen (the urban springs) and the contradiction between theory and practice in the elaboration of an interdisciplinary activity generated over the meetings. Such units were taken as analysis categories of this investigation. We observed higher interaction by part of the teachers with the theme of the research when they made the theme relevant and related it to the local socio-environmental issue. The data showed how a teacher formation process, in which they are a part of the construction of Environmental Education practices, is important since, in addition to making the theme relevant, it is possible to verify an interest in order for the elaborated activity to happen.-
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRASpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectFormação de professorpt_BR
dc.subjectProblemática socioambiental localpt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectTeacher formationpt_BR
dc.subjectLocal socio-environmental issuept_BR
dc.titleMobilização do conhecimento socioambiental de professores por meio do desenvolvimento de ações para conservação de nascentes urbanaspt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programDED - Departamento de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countryBRASILpt_BR
dc.description.concentrationFormação de Professorespt_BR
dc.contributor.advisor1Alves, Jacqueline Magalhães-
dc.contributor.referee1Guimarães, Mauro-
dc.contributor.referee1Barbosa, Vanderlei-
dc.description.resumoA pesquisa teve como objetivo desenvolver e analisar um conjunto de ações articuladas com professores que tratem localmente de questões socioambientais, com foco na conservação e preservação de nascentes, que contribuam para o processo de conscientização e constituição de identidades e responsabilidades individuais/coletivas na Escola e na comunidade escolar. Com isso foi realizado um trabalho de formação compartilhado com quatro professoras de uma escola estadual no munícipio de Lavras-MG. Os instrumentos de coleta de dado foram: audiogravação de todos os encontros, diário de campo da pesquisadora, questionários abertos e registros escritos pelos professores. A análise dos dados decorrentes dos encontros se baseou na metodologia denominada Análise de Conteúdo. É importante salientar que cada encontro foi pensado e repensado devido às respostas, envolvimento e reflexões das professoras e da pesquisadora. Os processos e conhecimento construídos pelo grupo envolvido na pesquisa foram organizados, tendo por base intenção de analisar as categorias emergentes do processo de Análise de Conteúdo. Através da leitura e releitura das transcrições dos encontros, dos questionários e do diário de campo, verificamos um processo de mudança das professoras ao longo dos encontros, devido ao maior envolvimento com a pesquisa e com o reconhecimento das nascentes como uma problemática socioambiental local, o que possibilitou o surgimento de um sentimento de pertença à proposta interdisciplinar desenvolvida por elas. Essas observações subsidiaram a obtenção das unidades registro, construção da relação de pertencimento ao problema socioambiental levantado (as nascentes urbanas) e a contradição entre a teoria e a prática na elaboração de uma atividade interdisciplinar gerada ao longo dos encontros. Tais unidades foram tomadas como categorias de análise dessa investigação. Observamos uma maior interação das professoras com o tema da pesquisa, quando elas se apropriaram e relacionaram o tema com a problemática socioambiental local. Os dados mostram como é importante um processo de formação de professores, no qual eles façam parte da construção de práticas de Educação Ambiental, pois além de se apropriarem do tema é possível verificar um interesse para que a atividade elaborada por eles aconteça.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ_NÃO_INFORMADOpt_BR
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