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http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/48666
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Vicente, Néreo Wilker | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-10T16:47:15Z | - |
dc.date.available | 2021-12-10T16:47:15Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-10 | - |
dc.date.submitted | 2021-11-11 | - |
dc.identifier.citation | VICENTE, N. W. et al. O fenômeno religioso e os desafios da sociabilidade ética no Brasil. 2021. 74 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/48666 | - |
dc.description.abstract | Understanding education as a macro process that permeates various social institutions and that aims, among other objectives, to train people who are humanizing themselves, with emphasis on citizenship, this research, which is bibliographical and exploratory in nature, aims to investigate the relationship between the religious phenomenon and the challenges of ethical sociability in Brazil. Starting from the question "What foundations/values/principles of Christianity contribute to the construction of ethical sociability in Brazil?", which constitutes the problem of this research, some structural aspects of the religious phenomenon and the origin and history of Christianity were investigated, taking into account since it is the religion with the greatest influence in Western culture and whose context is present in the literary production of different sources. Finally, an attempt was made to establish a dialogue between the religious phenomenon and ethical sociability in Brazil, reflecting on how the ethical postulates of Christianity can collaborate with the construction of a more collaborative and inclusive society. This research is justified because the religious phenomenon is a concrete fact of society and permeates the spirit of all cultures, materializing in the arts, philosophy, education, politics and the foundations of morality. The theoretical references that support the research are the Brazilian thinkers Rubem Alves and Leonardo Boff, as both have a religious vision that materializes in culture and permeates the various fields of sociability: education, art, literature and ethics. As a result, it was found that the maintenance and strengthening of democracy can be the political path for the manifestation of the religious phenomenon, specifically the christian mystic, that is, for the construction of a society open to dialogue, for a more humane education, for respect for diversities, for tolerance, for the care of life, in short, for the strengthening of ethical sociability in Brazil. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Lavras | pt_BR |
dc.rights | acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação e religião | pt_BR |
dc.subject | Sociabilidade ética | pt_BR |
dc.subject | Cristianismo | pt_BR |
dc.subject | Alves, Rubem, 1933-2014 | pt_BR |
dc.subject | Boff, Leonardo, 1938- | pt_BR |
dc.subject | Education and religion | pt_BR |
dc.subject | Ethical sociability | pt_BR |
dc.subject | Christianity | pt_BR |
dc.title | O fenômeno religioso e os desafios da sociabilidade ética no Brasil | pt_BR |
dc.title.alternative | The religious phenomenon and the challenges of ethical sociability in Brazil | pt_BR |
dc.type | dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFLA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Barbosa, Vanderlei | - |
dc.contributor.referee1 | Betlinski, Carlos | - |
dc.contributor.referee2 | Lima, Lucas Cardoso | - |
dc.description.resumo | Entendendo a educação como um processo macro que perpassa diversas instituições sociais e que visa, dentre outros objetivos, a formação das pessoas que estão se humanizando, com destaque para cidadania, a presente pesquisa, de caráter bibliográfico e exploratório, tem como objetivo investigar a relação entre o fenômeno religioso e os desafios da sociabilidade ética no Brasil. Partindo da questão “Quais fundamentos/valores/princípios do cristianismo contribuem para a construção da sociabilidade ética do Brasil?”, que constitui o problema desta pesquisa, foram investigados alguns aspectos estruturais do fenômeno religioso e a origem e a história do cristianismo, tendo em vista ser a religião de maior influência na cultura ocidental e cujo contexto se presentifica na produção literária de diferentes matrizes. Por fim, procurou-se estabelecer um diálogo entre o fenômeno religioso e a sociabilidade ética no Brasil, refletindo como os postulados éticos do cristianismo podem colaborar com a construção de uma sociedade mais colaborativa e inclusiva. Esta pesquisa se justifica, pois o fenômeno religioso é um dado concreto da sociedade e permeia o espírito de todas as culturas, materializando-se nas artes, na filosofia, na educação, na política e nos fundamentos da moralidade. Os referenciais teóricos que fundamentam a pesquisa são os pensadores brasileiros Rubem Alves e Leonardo Boff, pois ambos possuem uma visão religiosa que se materializa na cultura e perpassa os diversos campos de sociabilidade: educação, arte, literatura e ética. Como resultado, percebeu-se que a manutenção e o fortalecimento da democracia pode ser o caminho político para a manifestação do fenômeno religioso, especificamente da mística cristã, isto é, para a construção de uma sociedade aberta ao diálogo, para uma educação mais humana, para o respeito às diversidades, para tolerância, para o cuidado com a vida, enfim, para o fortalecimento da sociabilidade ética no Brasil. | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento de Educação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9384692354200209 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Educação - Mestrado Profissional (Dissertações) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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