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dc.creatorSilva, Thalia Ferreira-
dc.date.accessioned2022-01-18T19:09:46Z-
dc.date.available2022-01-18T19:09:46Z-
dc.date.issued2022-01-18-
dc.date.submitted2021-11-26-
dc.identifier.citationSILVA, T. F. No rastro da memória: fotografia e pedagogia da imagem. 2021. 73 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/48880-
dc.description.abstractThis essay approaches the photography´s theme being delimited by the presence of technical images in pedagogical processes dialoguing with other space-times that contribute to the cultural formation of contemporary subjects. As an object of investigation and observation, we propose the construction of a photographic essay to guide our investigation on the following question: What are the aesthetic-epistemological characteristics that the photo essay makes possible for a pedagogical image? The research aims to: conceptualize photography and technical image from the thought of Vilém Flusser and Walter Benjamin by relating these authors' concepts with the pedagogy of image. The photo essay will be composed of approximately twenty-two images, built from the aesthetics of the avant-garde art movement Surrealism and presented as a pedagogical activity to undergraduate students as a way of exploring the relationship between image, experience and learning. Our theoretical framework is based on Walter Benjamin and Vilém Flusser´s philosophy, conceptualizing technical images, devices, aura and magic, mobilizing the concepts to think about the reproduction and reception of works based on their technical reproducibility. As a result of this investigation, we argue that even in the incessant technical reproduction, we see paths for a pedagogy of the image based on photography, once it has the potential to produce shocks and estrangements that may cause thought and aesthetic enjoyment, instead of a pure representation of objects from reality produced by devices who are capable to generate technical images.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectPedagogia da imagempt_BR
dc.subjectImagem técnicapt_BR
dc.subjectEnsaios fotográficospt_BR
dc.subjectPhotographypt_BR
dc.subjectTechnical imagept_BR
dc.subjectImage pedagogypt_BR
dc.titleNo rastro da memória: fotografia e pedagogia da imagempt_BR
dc.title.alternativeChasing memory: photography and image pedagogypt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Betlinski, Carlos-
dc.contributor.referee1Betlinski, Carlos-
dc.contributor.referee2Lobo, Dalva de Souza-
dc.contributor.referee3Marinho, Neide Aparecida-
dc.description.resumoNeste ensaio aborda-se o tema da fotografia e tem como delimitação do tema a presença das imagens técnicas nos processos pedagógicos em diálogo com outros espaços-tempos que contribuem para a formação cultural dos sujeitos contemporâneos. Como objeto de investigação e de observação propõe-se a construção de um ensaio fotográfico para direcionarmos nossa investigação na seguinte questão problema: Quais as características estético-epistemológicas que o ensaio fotográfico possibilita para uma pedagogia da imagem? A pesquisa tem como objetivos: conceituar fotografia e imagem técnica a partir do pensamento de Vilém Flusser e Walter Benjamin e relacionar conceitos desses autores com a pedagogia da imagem. O ensaio fotográfico será composto por aproximadamente vinte e duas imagens, construídas a partir de características estéticas do movimento artístico de vanguarda Surrealismo e apresentado como atividade pedagógica aos estudantes de graduação como forma de exploração da relação entre imagem, experiência e aprendizagem. Nosso referencial teórico ampara-se na filosofia de Walter Benjamin e Vilém Flusser conceituando imagens técnicas, aparelhos, aura e magia, mobilizando os conceitos para pensar a reprodução e a recepção das obras a partir da sua reprodutibilidade técnica. Como resultados dessa investigação, argumentamos que mesmo na incessante reprodução técnica enxergamos caminhos para uma pedagogia da imagem a partir da fotografia, quando esta tem o potencial de produzir choques e estranhamentos que podem produzir o pensamento e a fruição estética para além de constituir-se em simples representação de objetos da realidade produzidos por aparelhos geradores de imagens técnicas.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6814710723357301pt_BR
Aparece nas coleções:Educação - Mestrado Profissional (Dissertações)

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