Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
DAE - Departamento de Administração e Economia >
DAE - Trabalhos apresentados em eventos >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4900

Title: Etnografia e grounded theory na pesquisa de marketing de relacionamento no mercado consumidor: uma proposta metodológica
???metadata.dc.creator???: Lourenço, Cléria Donizete da Silva
Ferreira, Patrícia Aparecida
Rosa, Alexandre Reis
Silva, Sabrina Soares
Keywords: Etnografia
Grounded theory
Marketing de relacionamento
Consumidor
Metodologia de pesquisa
Issue Date: 2015
Citation: LOURENÇO, C. D. da S. et al. Etnografia e grounded theory na pesquisa de marketing de relacionamento no mercado consumidor: uma proposta metodológica. In: ENCONTRO DE ENSINO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 1., 2007, Recife. Anais... Recife: ANPAD, 2007.
???metadata.dc.description.resumo???: Estudos sobre a interação entre empresa e consumidor durante o processo de compra envolvem situações complexas que não são simples de compreender por escalas usadas em pesquisas quantitativas. Assim, em anos recentes, verifica-se o uso crescente de métodos qualitativos que auxiliam na compreensão destas interações. Em marketing, pesquisadores com trabalhos qualitativos estão se baseando em métodos e técnicas comuns em sociologia, antropologia e psicologia que possuem tradição nesse tipo de estudo. A etnografia originada da antropologia e da sociologia com estudos de comportamento de grupo parece ser um instrumento bastante adequado para estudos em marketing. Já a grounded theory ainda não tem tido aplicação na área. Assim, o objetivo deste estudo é discutir a etnografia e a grounded theory como metodologias de pesquisa em marketing de relacionamento no mercado consumidor (MRC) destacando suas possibilidades. Isto é feito em forma de ensaio por meio de levantamento bibliográfico de caráter analítico e descritivo. Discute-se como a utilização dessas pode contribuir para o avanço científico da área de MRC. Conclui-se que sua aplicação em MRC é adequada já que essas abordagens de pesquisas têm o potencial de revelar porque consumidores e empresas se envolvem em relacionamentos de troca.
???metadata.dc.description.uri???: http://www.anpad.org.br/diversos/trabalhos/EnEPQ/enepq_2007/ENEPQ299.pdf
???metadata.dc.language???: pt_BR
Appears in Collections:DAE - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:

There are no files associated with this item.

This item is licensed under a Creative Commons License
Creative Commons

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.


View Statistics

 


DSpace Software Copyright © 2002-2010  Duraspace - Feedback