Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4918
Título: Representação de conhecimento usando a teoria de Dempster-Shafer
Autor : Carvalho, Karina Dutra
Primeiro orientador: Uchôa, Joaquim Quinteiro
Primeiro membro da banca: Resende, Antônio Maria Pereira de
Albuquerque, Jones Oliveira de
Data da publicação: 2015
Referência: CARVALHO, K. D. Representação de conhecimento usando a teoria de Dempster-Shafer. 2011. 53 p. Monografia (Graduação em Ciência da Computação)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2001.
Resumo: A Teoria de Dempster-Shafer (TDS), ou Teoria da Evidência, é um dos vários formalismos existentes que podem ser adotados para o tratamento de incertezas em sistemas baseados em conhecimento. Esse trabalho apresenta a TDS, seus conceitos básicos e fundamentos. São abordados com detalhes a atribuição de probabilidade básica, função de crença, função de comunalidade, plausibilidade, intervalo de crença, regra de combinação de Dempster e peso de conflito. Além disso, a TDS é avaliada como medida de incerteza, de acordo com os critérios propostos por Walley em [Walley (1996)]. É também mostrada uma comparação entre a TDS e algumas outras teorias feita por [Ng & Abramsom (1990)] quando do seus usos em sistemas especialistas
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4918
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções:DCC - Bacharelado em Ciência da Computação (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_Representação_de_conhecimento_usando_a_teoria_de_dempster_shafer.pdf437,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.