Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4919
Título: Robô explorador
Autor : Carvalho, Allan Massahud de
Primeiro orientador: Lacerda, Wilian Soares
Primeiro membro da banca: Giacomin, João Carlos
Massahud, Nadiel
Data da publicação: 2015
Referência: CARVALHO, A. M. Robô explorador. 2011. 43 p. Monografia (Graduação em Ciência da Computação)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2001.
Resumo: Um problema que tem segurado os avanços da robótica é a tarefa de criar mecanismos que possam duplicar precisamente os sentidos em uma máquina. Quanto melhor um robô puder sentir e avaliar os eventos no seu meio ambiente, mais autônomo ele se tornará. A interação de sentido necessária para realizar até mesmo a mais simples das ações é bem mais complicada do que a maioria das pessoas pensa. Atualmente os sensores dos robôs estão limitados a cinco tipos: táctil, distância, proximidade, acústica e visual. Este trabalho descreve um sistema autônomo para controle de robôs exploradores, que deverá locomover-se e desviar-se de obstáculos automaticamente. O sistema completo consiste em uma unidade de comando, localizada no robô, que decidirá, a partir dos sinais dos sensores do robô, qual o caminho a ser seguido, e uma unidade de acionamento dos dois motores, que os comandará de modo a movimentar o robô a qualquer direção.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4919
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções:DCC - Bacharelado em Ciência da Computação (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_Robô_explorador.pdf843,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.