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dc.creatorGoulart, Ilsa do Carmo Vieira-
dc.creatorFeliciano, Suellen-
dc.date.accessioned2022-02-09T20:58:30Z-
dc.date.available2022-02-09T20:58:30Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationGOULART, I. do C. V.; FELICIANO, S. Biblioteca infantil: espaço de ação, atuação e mediação da leitura para crianças. Revista de Educación, [S.l.], n. 23, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/49237-
dc.description.abstractThis work considers the children’s library as a space for promoting relations and mediation between the beginning reader and the book, understanding children’s literature as a way that provides the development of the child’s imagination, which requires the educator specific knowledge to identify and offer stimuli by the reader action. to the habit of reading. One form of stimulus that can be highlighted is the activity of literary reading and storytelling in libraries aimed at children, considering that early contact with the book brings and encourages the desire for reading. From this perspective, we aim to present a study on the library Del Outro Side Del Arbol, located in the city of La Plata, Argentina, which takes as its centrality the act of encouraging reading for children from 0 to 5 years. This work was developed during the first half of 2017, funded by Banco Santander through the Ibero-American Program. For this, we performed a field research, based on observations with field diary records and image collections, assuming as a descriptive analysis procedure of the collected material, focusing on a qualitative research. For the theoretical reflection of the analysis, we supported the conception of literary reading of Cosson (2012), in the discussion about literary reading for children of Reyes (2010; 2012) and Colomer (2007), understanding the children’s literature as a language form and a motivating and challenging instrument for imaginary creation.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International*
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/*
dc.sourceRevista de Educaciónpt_BR
dc.subjectBiblioteca infantilpt_BR
dc.subjectLeitura literáriapt_BR
dc.subjectMediação de leitorespt_BR
dc.subjectContação de históriaspt_BR
dc.subjectChildren’s librarypt_BR
dc.subjectReading mediationpt_BR
dc.subjectStorytelling for babiespt_BR
dc.titleBiblioteca infantil: espaço de ação, atuação e mediação da leitura para criançaspt_BR
dc.title.alternativeChildren’s library: space of action, acting and mediation reader for childrenpt_BR
dc.title.alternativeBiblioteca de niños: lector de espacio de acción, actuación y mediación de la lectura para niñospt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho considera a biblioteca infantil um espaço de promoção e de mediação de relações entre o leitor iniciante e o livro, entendendo a literatura infantil como um caminho que proporciona o desenvolvimento da imaginação da criança, que requer do educador conhecimentos específicos para identificar e oferecer pela ação leitora estímulos ao hábito da leitura. Uma forma de estímulo que se pode destacar trata-se da atividade de leitura literária e de contação de histórias em bibliotecas direcionadas ao público infantil, tendo em vista que o contato, desde cedo, com o livro aproxima e fomenta o desejo pela leitura. Nessa perspectiva, tem-se por objetivo apresentar estudo realizado sobre a biblioteca Del Outro Lado Del Arbol, localizada na cidade de La Plata na Argentina, que assume como centralidade o ato de incentivar a leitura para crianças de 0 a 5 anos. Esse trabalho foi desenvolvido durante o primeiro semestre de 2017, financiado pelo Banco Santander por meio do Programa Ibero Americano. Para isso, realizou-se uma pesquisa de campo, a partir de observações com registros em diário de campo e coletas de imagens, assumindo como procedimento de análise descritiva do material coletado, com abordagem qualitativa. Para a reflexão teórica da análise, apoia-se na concepção de leitura literária de Cosson (2012), na discussão sobre leitura literária para crianças de Reyes (2010; 2012) e Colomer (2007), entendendo a literatura infantil como uma forma de linguagem e um instrumento motivador e desafiador para a criação imaginária.pt_BR
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