Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/49243
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGoulart, Ilsa do Carmo Vieira-
dc.creatorSousa, Leandra Aparecida-
dc.date.accessioned2022-02-10T17:05:06Z-
dc.date.available2022-02-10T17:05:06Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationGOULART, I. do C. V.; SOUSA, L. A. Produção de texto a partir de livros de literatura infantil: a criação imaginária em espaços não escolares. TEXTURA - Revista de Educação e Letras, [S.l.], v. 23, n. 53, jan./mar. 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/49243-
dc.description.abstractIn order to reflect the imaginary creation and mediation of literary reading as stimulating actions of narrative potential, we chose to develop an action research, with intervention activities of narrative production from children's literature books with children aged 6 to 12 years, members of the social athletics project located on the premises of the Department of Physical Education of a Federal University of southern Minas Gerais. It was based on vigotski's concept of imaginary creation and mediation (1991; 2009); in the conception of literary reading of Girardello (2007), Cosson (2018) and Colomer (2003), in the conception of narrative production with Cardoso (2008). It was found that the activities promoted literary literacy, contributing to the appropriation of meanings, imaginary creation and formation of readers.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Luterana do Brasil (ULBRA)pt_BR
dc.rightsAttribution 4.0 International*
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/*
dc.sourceTEXTURA - Revista de Educação e Letraspt_BR
dc.subjectCriação imagináriapt_BR
dc.subjectLeitura literáriapt_BR
dc.subjectMediação da leiturapt_BR
dc.subjectProdução de narrativaspt_BR
dc.subjectImaginary creationpt_BR
dc.subjectLiterary readingpt_BR
dc.subjectReading mediationpt_BR
dc.subjectNarrative productionpt_BR
dc.titleProdução de texto a partir de livros de literatura infantil: a criação imaginária em espaços não escolarespt_BR
dc.title.alternativeProduction of text from children's literature books: imaginary creation in non-school spacespt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoCom o objetivo de refletir sobre a criação imaginária e a mediação da leitura literária como ações estimuladoras do potencial narrativo, optou-se por desenvolver uma pesquisa-ação, com atividades de intervenção de produção de narrativas a partir de livros de literatura infantil com crianças de 6 a 12 anos, integrantes do projeto social de atletismo localizado nas dependências do Departamento de Educação Física de uma Universidade Federal do Sul de Minas Gerais. Subsidiou-se no conceito de criação imaginária e mediação de Vigotski (1991; 2009); na concepção de leitura literária de Girardello (2007), Cosson (2018) e Colomer (2003), na concepção de produção de narrativas com Cardoso (2008). Constatou-se que as atividades promoveram o letramento literário, contribuindo com a apropriação de significados, a criação imaginária e a formação de leitores.pt_BR
Appears in Collections:DED - Artigos publicados em periódicos



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons