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dc.creatorSilva, Desirée Stefany Nésio da-
dc.date.accessioned2022-02-10T18:13:40Z-
dc.date.available2022-02-10T18:13:40Z-
dc.date.issued2022-02-10-
dc.date.submitted2021-11-29-
dc.identifier.citationSILVA, D. S. N. da. Práticas e processos pedagógicos em tempos de crise: um estudo sobre o ato criador. 2021. 142 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/49246-
dc.description.abstractUnderstanding teachers' pedagogical processes and practices is fundamentally relevant for studies that cover the educational area, even more so when there is a structural change in the conception of teaching as a result of remote conformation. In times of the coronavirus pandemic, important topics such as creativity, virtuality and teaching gained new perspectives. In view of the aforementioned aspects, this research had the general objective of identifying the conceptions and practices of teachers who work with children, especially in the context of the Initial Years of Elementary School. Based on the analysis of the scientific production on the subject, from the Graduate Programs in Education, from 2010 to 2019, we seek to identify and define the concept of creativity through the authors used in the selected studies. Subsequently, we sought to carry out semi-structured interviews with teachers in remote teaching situations in order to produce the empirical material of the research on screen, in an attempt to understand and theoretically confront their conceptions and practices related to creativity in the context of everyday education. We conclude when interpreting the narratives that, although the teachers do not understand very clearly the concepts concerning creativity and its role in education with children, these professionals made an effort to create strategies, devices and teaching possibilities, having the creation process as our focus.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectEnsino Remoto Emergencialpt_BR
dc.subjectCriatividadept_BR
dc.subjectProcesso de criaçãopt_BR
dc.subjectPedagogical practicespt_BR
dc.subjectEmergency Remote Learningpt_BR
dc.subjectCreativitypt_BR
dc.subjectCreation processpt_BR
dc.titlePráticas e processos pedagógicos em tempos de crise: um estudo sobre o ato criadorpt_BR
dc.title.alternativePractices and pedagogical processes of teachers in times of crisis: a study on the creative actpt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Reis, Fábio Pinto Gonçalves dos-
dc.contributor.referee1Carneiro, Kléber Tuxen-
dc.contributor.referee2Pontin, Vivian Marina Redi-
dc.description.resumoCompreender os processos e práticas pedagógicas de professores é fundamentalmente relevante para os estudos que abrangem a área educacional, ainda mais quando se vive uma mudança estrutural na concepção do ensino em decorrência da conformação remota. Em tempos de pandemia do coronavírus, temas importantes como criatividade, virtualidade e trabalho docente ganharam novas perspectivas. Frente aos mencionados aspectos, esta pesquisa teve por objetivo geral identificar as concepções e práticas de professores que trabalham com crianças, especialmente no contexto dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Partindo da análise da produção científica sobre o tema, provenientes dos Programas de Pós-Graduação em Educação, no recorte dos anos de 2010 a 2019, procuramos identificar e definir o conceito de criatividade pela via dos autores utilizados nos estudos selecionados. Posteriormente buscamos realizar entrevistas semiestruturadas com professores em situação de ensino remoto com a finalidade de produzir o material empírico da pesquisa em tela, na tentativa de compreender e confrontar teoricamente suas concepções e práticas relativas à criatividade depreendida no âmbito do cotidiano educativo. Concluímos ao interpretarmos as narrativas que, apesar dos docentes não compreenderem de forma muito clara os conceitos concernentes à criatividade e seu papel na educação com crianças, tais profissionais se esforçaram criando estratégias, dispositivos e possibilidades de ensino, tendo como mote o processo de criação.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7285588555218388pt_BR
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