Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/49246
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Desirée Stefany Nésio da | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-10T18:13:40Z | - |
dc.date.available | 2022-02-10T18:13:40Z | - |
dc.date.issued | 2022-02-10 | - |
dc.date.submitted | 2021-11-29 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, D. S. N. da. Práticas e processos pedagógicos em tempos de crise: um estudo sobre o ato criador. 2021. 142 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/49246 | - |
dc.description.abstract | Understanding teachers' pedagogical processes and practices is fundamentally relevant for studies that cover the educational area, even more so when there is a structural change in the conception of teaching as a result of remote conformation. In times of the coronavirus pandemic, important topics such as creativity, virtuality and teaching gained new perspectives. In view of the aforementioned aspects, this research had the general objective of identifying the conceptions and practices of teachers who work with children, especially in the context of the Initial Years of Elementary School. Based on the analysis of the scientific production on the subject, from the Graduate Programs in Education, from 2010 to 2019, we seek to identify and define the concept of creativity through the authors used in the selected studies. Subsequently, we sought to carry out semi-structured interviews with teachers in remote teaching situations in order to produce the empirical material of the research on screen, in an attempt to understand and theoretically confront their conceptions and practices related to creativity in the context of everyday education. We conclude when interpreting the narratives that, although the teachers do not understand very clearly the concepts concerning creativity and its role in education with children, these professionals made an effort to create strategies, devices and teaching possibilities, having the creation process as our focus. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Lavras | pt_BR |
dc.rights | acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Ensino Remoto Emergencial | pt_BR |
dc.subject | Criatividade | pt_BR |
dc.subject | Processo de criação | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical practices | pt_BR |
dc.subject | Emergency Remote Learning | pt_BR |
dc.subject | Creativity | pt_BR |
dc.subject | Creation process | pt_BR |
dc.title | Práticas e processos pedagógicos em tempos de crise: um estudo sobre o ato criador | pt_BR |
dc.title.alternative | Practices and pedagogical processes of teachers in times of crisis: a study on the creative act | pt_BR |
dc.type | dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFLA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Reis, Fábio Pinto Gonçalves dos | - |
dc.contributor.referee1 | Carneiro, Kléber Tuxen | - |
dc.contributor.referee2 | Pontin, Vivian Marina Redi | - |
dc.description.resumo | Compreender os processos e práticas pedagógicas de professores é fundamentalmente relevante para os estudos que abrangem a área educacional, ainda mais quando se vive uma mudança estrutural na concepção do ensino em decorrência da conformação remota. Em tempos de pandemia do coronavírus, temas importantes como criatividade, virtualidade e trabalho docente ganharam novas perspectivas. Frente aos mencionados aspectos, esta pesquisa teve por objetivo geral identificar as concepções e práticas de professores que trabalham com crianças, especialmente no contexto dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Partindo da análise da produção científica sobre o tema, provenientes dos Programas de Pós-Graduação em Educação, no recorte dos anos de 2010 a 2019, procuramos identificar e definir o conceito de criatividade pela via dos autores utilizados nos estudos selecionados. Posteriormente buscamos realizar entrevistas semiestruturadas com professores em situação de ensino remoto com a finalidade de produzir o material empírico da pesquisa em tela, na tentativa de compreender e confrontar teoricamente suas concepções e práticas relativas à criatividade depreendida no âmbito do cotidiano educativo. Concluímos ao interpretarmos as narrativas que, apesar dos docentes não compreenderem de forma muito clara os conceitos concernentes à criatividade e seu papel na educação com crianças, tais profissionais se esforçaram criando estratégias, dispositivos e possibilidades de ensino, tendo como mote o processo de criação. | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento de Educação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7285588555218388 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Educação - Mestrado Profissional (Dissertações) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO_Práticas e processos pedagógicos em tempos de crise um estudo sobre o ato criador.pdf | 1,1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.