Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/49310
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Maurício Inácio dos-
dc.creatorBetlinski, Carlos-
dc.date.accessioned2022-02-14T22:20:05Z-
dc.date.available2022-02-14T22:20:05Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationSANTOS, M. I. dos; BETLINSKI, C. A experiência estética na prática docente da educação básica. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 22, n. 67, p. 450-465, out./nov. 2021. DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.53043.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/49310-
dc.description.abstractThis paper addresses the theme of aesthetic experience in teaching practice. The problem conductor of the investigation was: How do Basic Education teachers perceive the aesthetic experience in their practice? The objective was to characterize the aesthetic experiences performed by teachers in their pedagogical practices, in order to identify elements that generate the impoverishment of this experience in these practices. Based on data analysis and in the light of Theodor Adorno and Max Horkheimer theories, it is stated that the rediscovery of the place of aesthetic experience creates meanings and enhances teaching work, overcoming the reductionist tendency of instrumental rationality and disenchantment with the profession.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial 4.0 International*
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/*
dc.sourceRevista Teiaspt_BR
dc.subjectEstéticapt_BR
dc.subjectTrabalho docentept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectRacionalidade técnicapt_BR
dc.subjectAestheticspt_BR
dc.subjectTeaching workpt_BR
dc.subjectTechnical rationalitypt_BR
dc.titleA experiência estética na prática docente da educação básicapt_BR
dc.title.alternativeA esthetic experience in the teaching practice of basic educationpt_BR
dc.title.alternativeLa experiencia estética en la práctica docente de la educación básicapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoEste artigo aborda o tema da experiência estética na prática docente. O condutor da investigação foi: Como os docentes da Educação Básica percebem a experiência estética em suas práticas? O objetivo foi caracterizar as experiências estéticas realizadas pelos docentes em suas práticas pedagógicas, para identificar elementos que geram o empobrecimento dessa experiência nessas práticas. A partir da análise de dados e à luz das teorias de Theodor Adorno e Max Horkheimer, afirma-se que a redescoberta do lugar da experiência estética cria sentidos e potencializa o trabalho docente, superando a tendência reducionista da racionalidade instrumental e o desencanto pela profissão.pt_BR
Aparece nas coleções:DED - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_A experiência estética na prática docente da educação básica.pdf316,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons